Gabeira cita Serra e esconde Marina

O deputado Fernando Gabeira (PV) mostra cada vez mais que apesar de seu partido ter uma candidata à presidência – Marina Silva – sua campanha estará mais ligada ao candidato tucano, José Serra.

No dia 23, em um ato no clube do América, na Tijuca, Gabeira reuniu, além do PV, o PSDB, o DEM e o PPS. Em seu discurso, Gabeira sequer citou Marina Silva, porém elogiou a atuação de Serra quando ministro da Saúde de FHC.

No salão do América, as faixas e cartazes levados por militantes do PV que estavam com o nome da pré-candidata à Presidência Marina Silva foram cobertos. A alegação dada foi o respeito aos outros partidos da coligação, já que as faixas dos tucanos não tinham o nome de José Serra.

Em entrevista a jornalistas, após falar na rádio CBN, Marina Silva revelou o acerto entre ela e Serra. “Já havia um entendimento de que nem eu nem o Serra íamos neste evento, como concepção política…”.

Na prática, parece que José Serra dará as cartas na candidatura do PV do Rio de Janeiro. Em 2008, o PSDB nacional foi o grande doador da campanha de Gabeira ao Senado Federal. Além da transferência direta de dinheiro do PSDB nacional, pessoas do mercado financeiro, como Armínio Fraga, foram os grandes arrecadadores de apoio financeiro de bancos e de empresários para Gabeira.

Verdes não se entendem

O ato teve ainda a presença do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), que é pré-candidato da coligação ao Senado, mas que sofre rejeição entre os verdes. O presidente do PV, Alfredo Sirkis, que desejava a candidatura da vereadora Aspásia Camargo (PV) ao senado, sequer compareceu ao ato, deixando clara a divisão entre os verdes.

Também estiveram no palco tucanos como o ex-governador Marcelo Alencar e o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que no início era contrário à candidatura de Gabeira.