Sem categoria

Motoristas de ônibus entram em greve no Rio de Janeiro

O transporte urbano funcionou de forma precária no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (24). Os motoristas de ônibus entraram em greve pela manhã na capital. Segundo informações da Secretaria Estadual de Transportes, cerca de 3,4 milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente no Rio de Janeiro. O governo determinou que trens, metrô e barcas operem com capacidade máxima para reduzir os impactos da paralisação.

A julgar pela Secretaria Municipal de Transportes a greve é parcial e grande parte da frota das empresas teria circulado pela manhã, com algumas linhas apresentando deficiências e provocando acúmulo de usuários nos pontos de ônibus.

Adesão de 70%

Os números do sindicato da categoria, porém, contrastam visivelmente com as informações do governo neste terreno. De acordo com os representantes dos trabalhadores, a greve conta com adesão de pelo menos 70%. A guerra de informações, com o governo tentando desqualificar o movimento e os trabalhadores ressaltando seu êxito, é natural neste momento.

Segundo a secretaria, o trânsito está sendo monitorado por fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). O policiamento feito pela Polícia Militar (PM) foi reforçado, principalmente nas proximidades das garagens de ônibus, na Central do Brasil e nas rodoviárias, informou a corporação.

Os patrões ingressaram com ação na Justiça pedindo a decretação de ilegalidade da greve, mas o sindicato e os condutores cariocas estão dispostos a resistir.

Com agências