Proposta de cassação da concessão da Saneatins provoca polêmica

O vereador José do Lago Folha Filho (PTN) ocupou a tribuna da Câmara durante a sessão desta terça-feira, 25 para anunciar que vai protocolar uma ação civil pública na justiça contra a Saneatins por abuso na cobrança da taxa de água e de esgoto de Palmas.

O vereador informou ainda que vai entrar com uma ação também junto a Prefeitura pedido ao chefe do Executivo a cassação da concessão da empresa. “Já conversamos com o prefeito Raul Filho (PT) e ele entende que é necessário cancelar a concessão.” Declarou o vereador abrindo um debate polêmico que se estendeu durante toda a sessão.

“Nós não vamos admitir o senhor falar em cassação da concessão da Saneatins sem me consultar.” Respondeu o vereador Lúcio Campelo (PR) que alega que não foi ouvido sobre o assunto e discorda do encaminhamento. Lúcio avalia que se a reclamação do colega é contra o preço da tarifa que considera abusivo então a medida não tem que ser cassação da concessão, pois não se está questionando a qualidade dos serviços. Campelo entende que há outras formas de se buscar mudanças na cobrança da tarifa antes de falar em cassação da concessão.

O vereador Aurismar Cavalcante (PP) aproveitou o debate da tarifa da água para revelar que também está entrando com uma ação contra a empresa. Cavalcante informa que a sua ação visa barrar o aumento da tarifa anunciado pela empresa. O vereador Milton Neris (PT), líder do governo explicou ao colega que o aumento já foi barrado pela Prefeitura que não viu justificativa plausível para autorizar cobrança.

O vereador Valdemar Júnior (DEM) lembrou que já deu uma procuração para o vereador Folha falar em seu nome sobre o assunto da tarifa da água e de esgoto. “A empresa tem seus méritos. Estamos sendo servidos pela empresa Saneatins, mas tem como melhorar? Tem.” Conclui o vereador reconhecendo que não se cassa uma concessão que foi dada para 25 anos de uma hora para outra.

Ainda durante a sessão os vereadores apresentaram vários projetos e aprovaram a ordem do dia. Em seus pronunciamentos os vereadores aproveitaram para agradecer ao presidente da Casa vereador Wanderlei Barbosa (PSB) pelo investimento em informatização do Legislativo que contemplou cada vereador com um micro computador portátil (Notebook) destinado a apoiar as atividades parlamentares. (Ruy Bucar – 3218,4646 – 3218.4655)
Fonte: Câmara de Palmas