Sem categoria

‘Carta da Bahia’ sela compromisso com juventude das Américas

Após três dias de debates, a Pré-Conferência das Américas terminou, nesta quarta-feira (26), em Salvador (BA), com a apresentação da "Carta da Bahia", contendo as propostas dos países das Américas para a Conferência Mundial de Juventude, que acontecerá no México de 31 de julho a 13 de agosto. Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, a Carta reforça a importância do tema e contribui para que ele seja priorizado nas políticas públicas do continente americano.

“Este é um momento histórico para todos os que atuam com a agenda juvenil, já que o documento sela o compromisso entre governo, sociedade civil e parlamento dos 30 países presentes no encontro”, afirmou.

A Conferência Mundial do México integra uma vasta programação da Organização das Nações Unidas (ONU) que elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude, dando maior visibilidade ao tema e estimulando novos esforços para que os jovens sejam protagonistas no processo de desenvolvimento, não só nos países das Américas, mas em todo o mundo.

Para isso, diz Danilo Moreira, é importante que todos os governos, em parceria com a sociedade civil, busquem soluções para os problemas que afligem os jovens e desenvolvam ações que lhes assegure, entre outros, o direito à educação, saúde, trabalho e oportunidades de participação efetiva na construção das políticas públicas.

No evento, que reuniu 260 pessoas, entre participantes, palestrantes, convidados e observadores, foi discutida uma série de propostas focada em pontos como enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; Trabalho e Emprego; Educação; Acesso dos Jovens à Tecnologia e Inovação; Saúde como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos Direitos Humanos.

As propostas elencadas na Carta da Bahia também abrange áreas de desenvolvimento sustentável; integração internacional; participação cidadã e associativismo, além da gestão das políticas nacionais de desenvolvimento para a juventude.

De Brasília
Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República