Sem categoria

EUA: Derramamento de petróleo é o maior desastre ecológico

O derramamento de petróleo no Golfo do México, ocasionado pelo afundamento de uma plataforma da British Petroleum e que afeta o litoral dos Estados Unidos foi definido nesta quarta-feira (26) como o maior desastre ecológico que o país sofreu na História.

A tragédia provocou a morte de centenas de aves, em sua grande maioria pelicanos pardos e alcatrazes atlânticos.

Autoridades ligadas aos serviços de proteção à natureza advertiram que até o momento foram encontrados 316 exemplares de animais sem vida nos estados de Luisiania, o mais afetado, Alabama e Flórida.

Os dois primeiros, mais Mississippi, foram declarados como áreas de desastre pesqueiro pela administração Obama. Somente na Luisiana, a indústria de mariscos movimenta US$ 2,4 bilhões anuais e fornece 40% da demanda do país por frutos do mar.

O secretário de Comércio, Gary Locke, disse em um comunicado que depois do desastre ecológico, a administração federal "mobilizará todos os recursos necessários para ajudar os pescadores e as comunidades que necessitarem de auxílio".

Obama visitará na sexta-feira (28) o estado da Luisiana para avaliar o impacto causado pelo afundamento da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, de acordo com informações divulgadas pela Casa Blanca.

Esta será a segunda visita do chefe de Estado ao lugar desde que o derramamento aconteceu, em 20 de abril, criando uma maré negra.

Segundo oposicionistas e ecologistas, a resposta de Washington para o acidente não é a esperada. Alegam, inclusive, que o exército não está apoiando as ações dos Estados envolvidos.

Por outro lado, a empresa British Petroleum, uma das sete irmãs petrolíferas, promete realizar uma nova tentativa de fechar os tubos do incontrolável vazamento, com uma injeção de cimento, algo que tem a probabilidade de 60% a 70% de êxito, segundo considera Tony Hayward, diretor-geral da petrolífera.

Fonte: Prensa Latina