Maranguape: A festa do riso começa nesta quinta-feira

II Festival Nacional de Humor acontece de 27 a 30 de Maio em Maranguape

Hiran Delmar Coxinha

O riso vai contagiar Maranguape durante o II Festival Nacional de Humor. De 27 a 30 de maio a cidade vai ser ponto de encontro do humor, reunindo artistas cearenses e de outros estados, em uma programação diversificada e gratuita. Ao longo dos quatro dias haverá espetáculos, oficinas, exibições de filmes e diversas apresentações em vários pontos da cidade. Nos fins de tarde, um divertido cortejo puxado pelo Grupo Garajal vai passar pelas ruas, preparando a população para a programação de espetáculos à noite, em palco aberto na Praça Capistrano de Abreu.

O Festival foi criado em 2009 como uma homenagem a um de seus filhos mais ilustres, Chico Anysio. É ele quem dá nome e forma ao troféu concedido aos três primeiros colocados da Mostra Competitiva, um dos pontos altos do Festival, que vai premiar os três melhores entre 12 humoristas participantes. Nos dois primeiros dias acontecem as eliminatórias e na terceira noite a comissão julgadora vai indicar os três primeiros colocados que vão receber o Troféu Chico Anysio e prêmios em dinheiro. A Mostra Competitiva será às 20 horas na Praça Capistrano de Abreue vai contar com sete competidores de Fortaleza, dois de Maranguape, um de Pacatuba, um de Natal (RN) e um do Rio de Janeiro.

Confira os 12 concorrentes

De Fortaleza (CE):

Espaguete Show – O Gigante do Riso (Antônio Fernandes Filho), Luan Damasceno (Antônio Irapuã Damasceno), Ed Maia (Edmar Valentim Maia), Cibalena e Iraldo Show (José Iranildo Ferreira da Silva), Dion Queiroz (Sebastião Edionilton Q. Vasconcelos), Naná Pinheiro (Eliomar Pinheiro Filho) e Oscabritto – O Seco do 15 (Francisco Rogério Ribeiro).

De Maranguape (CE):

Sonsinho (Fco. Etton Alves Andrade) e Rapadura (José Alexandre da Silva). De Pacatuba (CE): Tiquinho (Daniel Falício Chaves).

De Natal (RN): Zé Cavalcanti (José Bezerra Cavalcante).

Do Rio de Janeiro (RJ): Marcos Crazú (Marcos Roberto de Sousa Cruz).

As atrações convidadas

Além da Mostra Competitiva, vai ser difícil parar de rir e se divertir com os convidados do II Festival Nacional de Humor, que vão fechar a programação nas quatro noites. São eles: os humoristas João Cláudio Moreno (PI), Marmita – vencedor do I Festival Nacional de Humor (CE), Raimundinha (CE – Foto), Augusto Bonequeiro com o boneco Fuleiragem (CE), Saulo Laranjeira (MG – Foto), Papudim (CE) e Hiran Delmar (CE); o músico humorista Falcão (CE) e as atrações musicais Neo Pi Neo (CE), Groovytown (CE) e Baby Dolls (CE).

Para quem quer aprender

Quem quiser vivenciar o festival além do espaço da plateia e aprender alguns aspectos da arte do humor, vai poder escolher entre uma das quatro oficinas específicas para adultos e crianças, que serão ministradas nos três primeiros dias do evento na Biblioteca Municipal e na Sociedade Artística. O desenhista Weaver Lima vai ensinar a arte do traço na oficina de “Caricatura, Charge e Cartum”; o humorista Bené Barbosa, o criador do personagem Papudim, vai ministrar a oficina “Criação de Personagem”; a atriz e humorista Karla Karenina, conhecida nos palcos como Meirinha, vai ensinar as “Expressões do Riso”; por fim, Ana Alice vai ministrar a oficina de “Confecção de Adereços para Humor com Sucata”. As inscrições são gratuitas.

A realização do II Festival Nacional de Humor de Maranguape é da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Patrocínio: Oi e Correios. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio: Oi Futuro, Bradesco, Y-Park e Naturágua. Organização: Via de Comunicação e Cultura. A programação completa está disponível no site oficial: www.festivalnacionaldehumor.com.br. Contatos: [email protected] e 85-3369.9188.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maranguape