Sem categoria

Premiê da Turquia inicia visita ao Brasil

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, inicia nesta quarta-feria (26) uma visita de quatro dias ao Brasil, na qual se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assinar um Plano de Ação de Aliança Estratégica.

Erdogan esteve nesta quarta em São Paulo, onde inaugurou o consulado geral da Turquia e depois seguiu para São José dos Campos, para visitar a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer). Erdogano também esteve na Fiesp, onde se reuniu com representantes da comunidade turca.

Acompanhado dos ministros de Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoglu, e de Comércio Exterior, Zafer Caglayan, e de numerosos empresários, Erdogan assistirá também o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Turquia.

Na quinta-feira (27), em Brasília, o premiê turco será recebido pelo presidente Lula, com quem conversará sobre temas bilaterais, questões regionais e assuntos de interesse comum da agenda internacional.

Erdogan e Lula provavelmente abordarão também as consequências do acordo obtido no último dia 17 entre Brasil, Turquia e Irã sobre o programa nuclear de Teerã. O tema não está presente na agenda de visita de Erdogan a Lula.

Brasil e Turquia, dois dos 10 membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU — integrado por outros cinco membros permanentes —, iniciaram uma "ofensiva" diplomática para que a chamada Declaração de Teerã constitua o primeiro passo para mais negociações e para evitar as sanções que o governo americano propõe.

De acordo com a chancelaria brasileira, na sexta-feira, no Rio de Janeiro, o premiê turco participará da inauguração do terceiro Fórum da Aliança das Civilizações e visitará a sede principal da Petrobras.

Dados oficiais indicam que o intercâmbio comercial entre as duas nações passou de US$ 268 milhões em 2002 para US$ 1,15 bilhão em 2008, o que representou um crescimento de 330%.

Da redação, com informações da Prensa Latina