Unidade Municipal de Produção de Alevinos será entregue em Tefé

O município de Tefé (distante a 523 km de Manaus) será beneficiado com a implementação da primeira Unidade Municipal de Produção de Alevinos (UMPA). O programa que visa fomentar a atividade da piscicultura no Estado é uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Cada unidade está equipada com quatro tanques de 600 metros quadrados para a transformação de pós-larvas em alevinos da espécie tambaqui. Em um ano, a UMPA irá gerar 480 mil alevinos de tambaqui durante quatro ciclos produtivos. A expectativa é que UMPA/Tefé beneficie diretamente 26 famílias de piscicultores.

Com a instalação da unidade, o incremento na produção de alevinos será de 425%, trazendo um grande avanço para a economia local.

Para o secretário da produção rural em exercício, Ferdinando Barreto, com a chegada da UMPA, a economia do município sentirá a diferença na movimentação financeira local. "Além de alavancar o setor pesqueiro na região, esta unidade estará gerando empregos diretos e consequentemente o aumento de renda para os moradores da região", disse.

As pós-larvas de tambaqui, estocadas na unidade, são oriundas do Centro de Tecnologia e Treinamento em Produção de Aquicultura, localizada em Balbina, sendo a principal produtora de alevinos do Governo do Estado. A produção média de pescado em Tefé será de 42 toneladas, sendo que os piscicultores irão gerar uma renda bruta anual de R$ 210.000,00 dentro do município.

Os pequenos produtores serão acompanhados por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), além dos engenheiros de pesca da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), órgão vinculado a Sepror, que auxiliará os municípios na gestão destas Unidades.

Fonte: Sepror