Sesa atualiza lista de águas indicadas para o consumo humano

Com a preocupação de proteger a saúde da população, a Secretaria da Saúde do Estado divulga e atualiza uma vez por mês a relação de águas minerais e de águas adicionadas de sais próprias para o consumo humano, com registro no Ministério da Saúde.

As que aparecem na lista, passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, unidade da rede estadual de saúde, e estão de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, afirma que com a divulgação da lista das águas os consumidores passam a ter a orientação segura de qual água deve levar para casa e qual água não deve comprar. Ele alerta que as águas e empresas que não aparecem na relação estão irregulares junto a vigilância sanitária.

Segundo o Código de Águas do Brasil (decreto-lei 7.841, de 8/08/45), no artigo 1°, águas minerais naturais "são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa". Neste código as águas minerais naturais são classificadas segundo suas características permanentes e segundo as características inerentes às fontes.

Água purificada adicionada de sais são aquelas preparadas artificialmente a partir de qualquer captação, tratamento e adicionada de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada com dióxido de carbono de padrão alimentício. Águas minerais são aquelas que por sua composição química ou características físico-químicas são consideradas benéficas à saúde. A rigor, toda água natural, por mais pura que seja, tem um certo conteúdo de sais.

Veja aqui a lista das Águas indicadas para o consumo humano

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa