Sem categoria

Centrais se preparam para Conclat e divulgam orientações 

Na próxima terça-feira (1/6), ocorrerá em São Paulo um histórico encontro do movimento sindical brasileiro. Trata-se da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que pretende reunir cerca de 30 mil trabalhadores de todo o país no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. As centrais preparam mobilização e divulgam orientações aos participantes.

Na página eletrônica da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), um banner anuncia a transmissão ao vivo da Conclat no dia 1º de junho. O banner dá link, ainda, à convocatória assinada pelas cinco centrais: a própria CTB, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), a Força Sindical e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). A convocatória faz referência às eleições 2010 e o papel dos trabalhadores nesse processo e pauta a importância da atividade que está sendo construída – a Conclat.

Na página da CUT, a capa estampa uma chamada para as orientações gerais, que incluem a programação do encontro e informações sobre estrutura e dinâmica das atividades.

Já a página da Força Sindical aposta no clima de mobilização, relatando a saída da delegação paraense – que já está a caminho de São Paulo – e reproduzindo declarações de 21 presidentes estaduais da central.

A CGTB segue nas mesma linha, concentrando a palavra, entretanto, em seu presidente nacional. A capa da página eletrônica da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil traz uma matéria com várias declarações do presidente nacional da central, Antônio Neto, sobre o papel da Conclat. No título, a mais enfática: "Conferência Nacional da Classe Trabalhadora é um novo salto de qualidade na unidade de ação dos trabalhadores".

A NCST coloca um destaque ao lado esquerda da página com acesso à convocatóriafeita pela entidade aos seus filiados.

O conjunto de ações de divulgação e mobilização conduzido com unidade pelas centrais demonstra a força do encontro que aprovará a plataforma e a posição das entidades representativas dos trabalhadores brasileiros para as eleições 2010.

De São Paulo, Luana Bonone