Comissão Política Estadual do PCdoB sinaliza apoio a Paulo Mourão

O PC do B aponta rumo em relação ao Processo Eleitoral de 2010 no Estado do Tocantins. Em reunião realizada neste sábado, 29 de maio de 2010, das 15 as 21 horas, na câmara Municipal de Palmas, a Comissão Política do Comitê Estadual do PC do B, composta por 12 membros, em conjunto com seus 12 Pré-candidatos ao Pleito de 2010, avaliaram a situação política atual e apontaram os rumos do PC do B nesse Processo Eleitoral.

Paulo Mourão - Aloísio Lima

Na referida reunião foi aberto espaço aos dois pré-candidatos dos Partidos que darão sustentação à pré-candatura de Dilma Roussef à Presidência da República, tendo sido convidados, previamente, Paulo Mourão do PT e Carlos Gaguim do PMDB. Compareceram à reunião Donizeti Nogueira – Presidente do PT, Paulo Mourão – Pré-candidato a Governador do PT, Sadi Cassol – Pré-candidato ao Senado pelo PT e Manoel Bueno, representando o Pré-candidato do PMDB.

Os dirigentes e pré-candidatos do PC do B ouviram atentamente as explanações sobre os Projetos e Compromissos apresentados pelo Pré-candidato do PT e pelo interlocutor do pré-candidato do PMDB.

Após as exposições por parte dos convidados os comunistas retomaram a discussão interna dos temas pautados: Composição em uma chapa majoritária encabeçada por um dos candidatos da base da pré-candidatura de Dilma Roussef no Tocantins e definição de suas pré-candidaturas às Chapas majoritária e proporcional.

O Presidente abriu as discussões fazendo uma retrospectiva de todas as tratativas realizadas, de janeiro até o presente momento, com todos os atores envolvidos neste processo eleitoral no Estado do Tocantins.

No momento foi reafirmada a estratégia adotada pelo Partido desde o primeiro momento, onde sempre foi pautada pela tentativa de união, a mais ampla possível, dos Partidos da Base do Presidente Lula e de apoio a sua candidata Dilma.

Entendendo que o Partido tem sua agenda própria e que precisa tomar seu próprio rumo e considerando a necessidade de estabelecer suas prioridades e indicar suas pré-candidaturas, foi realizado democrático e longo debate onde, por ampla maioria, aprovou as seguintes indicativas:

1 – participação do PC do B na coligação majoritária com o PT, com participação de candidaturas próprias na referida chapa;

2 – continuar o diálogo com outros Partidos objetivando a formação de uma chapa proporcional com capacidade para eleger Deputados, prioritariamente com legendas que agreguem pré-candidaturas com densidade eleitoral compatível com as do PC do B;

3 – manter o diálogo com o PT e demais partidos que porventura venham a compor a coligação, articulando alternativas de composição de chapa proporcional.

4 – o Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE do PC do B continuará as discussões com vistas à definição de nomes do Partido para composição das Chapas Majoritária e Proporcional.