Sem categoria

Deputados repudiam  ataque de Israel à missão humanitária

A atitude do governo de Israel de bombardear seis navios de uma frota humanitária que levava ajuda para a Faixa de Gaza foi duramente criticada por deputados na sessão desta terça-feira (1o). A bancada do PCdoB na Casa, que fez coro à fala dos demais parlamentares, divulgou nota em que expressa “sua indignação e repúdio contra mais um ato criminoso do Estado de Israel contra a Palestina.” O bombardeio foi realizado em águas internacionais e matou 10 pessoas.

Segundo a líder, deputada Vanessa Grazziottin (AM), "além da brutalidade do ataque, esse episódio chama também a atenção do mundo para o ilegal e desumano bloqueio que fazem os sionistas ao povo palestino em Gaza".

Os deputados anunciaram que vão requerer a realização de audiências públicas para discutir o assunto, exigindo da Organização das Nações Unidas (ONU) uma postura forte contra “o ato de terrorismo de Estado”, como definiu o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, vai apresentar requerimento pedindo a presença do embaixador de Israel no Brasil para que ele explique, em audiência pública, o episódio em que está envolvida uma brasileira – a cineasta Iara Lee.

Valente disse que também vai sugerir a realização de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, com a presença da brasileira que está retornando ao Brasil depois de ter sido presa pelo governo israelense. O deputado quer que ela relate o episódio, já que assistiu a todo o desembarque e à violência que causou a morte de mais de 10 pessoas.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) anunciou “a solidariedade do meu Partido aos 700 ativistas vítimas da agressão do Estado de Israel que estavam levando ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza”. Ela destacou que a crueldade utilizada por Israel contra a caravana de ajuda humanitária “é o resultado da política externa do Estado americano, que tenta usar o Estado israelense como força de intervenção naquela área”, avaliou.

Na nota divulgada esta tarde, o PCdoB declara que “é urgente e necessário que o criminoso bloqueio à Faixa de Gaza seja suspenso e que Israel volte à mesa de negociações com o objetivo de reconhecer a existência de um Estado Palestino e do direito dos palestinos de se autogovernarem e de conviverem em paz com o povo israelense.”

Os comunistas também saudaram “a iniciativa do Governo Brasileiro que, de pronto, condenou o ataque criminoso de Israel e vem agindo no Conselho de Segurança da ONU no sentido de defender o direito dos palestinos a um Estado e à paz no Oriente Médio.”

Leia a íntegra da Nota:

A Bancada do Partido Comunista do Brasil – PCdoB vem em nome do Partido expressar sua indignação e repúdio contra mais um ato criminoso do Estado de Israel contra a Palestina.

Desta vez, o Estado de Israel atacou em águas internacionais uma flotilha de ajuda humanitária para o povo palestino na Faixa de Gaza. Além da brutalidade do ataque, esse episódio chama também a atenção do mundo para o ilegal e desumano bloqueio que fazem os sionistas ao povo palestino em Gaza.

O ataque foi perpetrado contra uma tripulação desarmada, formada por voluntários de diversas nacionalidades, o que resultou na morte de 16 civis, mais de 60 feridos e na prisão da tripulação sobrevivente, que inclui uma voluntária brasileira.

A guerra e o cerco de Israel à Palestina, que já dura meio século, viola as leis internacionais e desconhece as reiteradas Resoluções da ONU e do seu Conselho de Segurança, caracterizando-se como um Terror de Estado. E diante da perplexidade e da indignação de todo o mundo, o Estado de Israel alega que o atentado assassino é culpa das próprias vítimas. Essa escalada terrorista que visa submeter o povo palestino pela violência e pela inação precisa ser detida.

É necessário denunciar também que as ações crescentemente criminosas de Israel contra todo um povo, enfrentando a opinião contrária de todos os povos amantes da paz e as decisões da ONU, só são possíveis devido ao apoio político e militar incondicional dos EUA e de outros países da Europa Ocidental.

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB junta-se às demais forças políticas, no Brasil e no mundo, em apoio à causa da paz, da autonomia do povo palestino e contra as atividades terroristas do Estado de Israel. É urgente e necessário que o criminoso bloqueio à Faixa de Gaza seja suspenso e que Israel volte à mesa de negociações com o objetivo de reconhecer a existência de um Estado Palestino e do direito dos palestinos de se autogovernarem e de conviverem em paz com o povo israelense.

Saudamos também a iniciativa do Governo Brasileiro que, de pronto, condenou o ataque criminoso de Israel e vem agindo no Conselho de Segurança da ONU no sentido de defender o direito dos palestinos a um Estado e à paz no Oriente Médio.

Sala das Sessões, 1º de junho de 2010.
Vanessa Grazziotin
Líder do PCdoB

De Brasília
Márcia Xavier