Sem categoria

Liga Árabe analisa ataque de Israel contra Frota da Liberdade

O secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, convocou uma reunião de emergência do conselho da organização para esta terça-feira (1º). O objetivo é analisar "o terrível crime cometido pelas tropas israelenses".

As autoridades sírias pediram ontem à Liga Árabe uma reunião urgente após o ataque israelense à "Frota da Liberdade", composta por seis navios que transportavam cerca de 750 pessoas e 10 mil toneladas de suprimentos para a faixa de Gaza.

Em comunicado, a organização pan-árabe, composta por 22 países, condenou o ataque militar israelense que qualificou de "crime" e de "ação terrorista".

Em janeiro de 2009, a Liga Árabe não conseguiu o apoio do número mínimo de países-membros para realizar uma cúpula extraordinária de chefes de Estado. A cúpula pretendia analisar a situação em Gaza, após uma ofensiva militar israelense contra este território palestino, o que aprofundou as divergências entre os Estados árabes.

Para que os países árabes se reúnam em uma cúpula é preciso o apoio de pelo menos 15 dos 22 países da Liga Árabe.

O Hamas pediu à comunidade internacional e aos países árabes que exijam contas a Israel por seus atos.

A ONU também fez uma reunião de emergência. A maioria dos 15 integrantes do Conselho de Segurança pediu uma investigação completa do incidente, que causou a morte de pelo menos nove ativistas pró-palestinos. A sessão do Conselho foi convocada pela Turquia e Líbano, membros temporários.

Funcionários da ONU já haviam criticado anteriormente o bloqueio à Faixa de Gaza, uma vez que as restrições ao comércio estariam causando uma crise humanitária.

Da Redação, com agências internacionais