Sem categoria

Lula pede a Orlando que cobre metas das federações de esportes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira (4) ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que cobre dos presidentes de federações de esportes a apresentação de planos de metas com ações previstas até 2014. Lula lembrou que, com metas definidas, será mais fácil fiscalizar a aplicação dos recursos.

“Todo dinheiro a gente tem que colocar com base num plano de metas a ser perseguido por eles [dirigentes de federações] e fiscalizado por todos nós”, disse o presidente, ao participar da 3ª Conferência Nacional do Esporte.

Lula também falou sobre a necessidade de convencer governantes da importância de garantir espaços públicos para a prática de esportes. “Nós precisamos convencer os quase 6 mil prefeitos desse país a acreditar que o esporte é um das possibilidades que temos de encaminhar corretamente a juventude brasileira. Os espaços públicos para práticas de esportes são quase inexistentes”.

Aos participantes da conferência, Lula relatou a emoção vivida na cerimônia em que o Brasil foi escolhido para sediar a Olimpíada de 2016 e disse que o evento será uma prova de fogo para o país.

“Quando chegar a Olimpíada, nossa cara vai aparecer do jeito que nós somos. Se trabalharmos corretamente, vamos sair na foto com uma cara bonita. Se ficarmos esperando que a natureza dê conta das coisas, vamos ficar com uma cara feia”.

A meta da 3ª Conferência Nacional do Esporte, que começou vai até domingo (6), é discutir e aprovar um plano decenal com ações para consolidar o esporte e o lazer como política de Estado. O tema do plano é 10 Pontos em 10 Anos para Projetar o Brasil entre os 10 Mais.

Os fundamentos para elaborar o documento foram discutidos em conferências municipais e estaduais de acordo com dez linhas estratégicas tais como: financiamento do esporte, infraestrutura esportiva, formação e valorização profissional e esporte de alto rendimento.

Fonte: Agência Brasil