Sem categoria

Ultradireita de Israel faz piada contra Lula na Latma TV

O programa humorístico Latma TV montou um quadro em que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é o principal personagem e alvo, devido ao acordo com o Irã. Assumidamente de direita, o programa simula uma entrevista onde Lula é mostrado como alguém inexperiente, que nem sabe onde fica Israel , e aparece ora com um copo de bebida e ora com um par de maracas na mão. Veja o quadro, legendado pela R7.

O Latma TV falado em hebraico e produzido para internet, é bastante popular em Israel, onde a direita e a ultradireita andam em alta pelo menos desde o assassinato de Itzak Rabin, há 15 anos.

Lula virou alvo do trio de comediantes e das forças truculentas no poder em israel por costurar, junto com a Turquia, um acordo nuclear com o Irã. Israel, sabidamente possuidor de cerca de 200 ogivas atômicas, opõe-se a qualquer programa nuclear no Irã, mesmo que a República Islâmica alegue objetivos pacíficos e negue a intenção de fabricar a bomba.

No programa de humor, uma dupla, simulando um programa televisivo, entrevista "Lula" sobre o acordo. Mas logo conclui que o presidente "não entende nada", pensa que Israel fica na Europa e o Irã também, é apenas um bufão ignoirante que se meteu onde não é chamado.

A segunda parte do sketch é musical. Ao som quase irreconhecível de um samba de Martinho da Vila (Casa de bamba), com maracas, espanholadas e letra cantada por "Lula", completa-se a pantomima.

Os judeus já foram afamados pelo seu humor fino e penetrante, e por terem disposição para rirem até de si próprios. A julgar pela amostra da Latma TV, essa tradição se perdeu nas dobras de uma intolerância que já não se contenta em enxergar só os árabes como inimigos.


Da redação, com R7