Parada do orgulho LGBT mobiliza 3,5 milhões de pessoas

Em sua 14ª edição, evento teve tom mais politizado.

Parada LGBT SP 2010

A Parada do Orgulho Gay reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde de domingo (6), segundo estimativas da organização. Em sua 14ª edição, a parada durou cerca de 6 horas. o som de música eletrônica, os participantes dançaram na Avenida Paulista e nas ruas do Centro.

De acordo com Manoel Zanini, coordenador-geral do Mês do Orgulho LGBT, a festa transcorreu sem problemas. "Foi belíssima, tranquila, linda. O pessoal da segurança estava tranquilo", afirmou.

Apesar do colorido das bandeiras, os trios elétricos vieram cobertos de preto e branco –um protesto dos organizadores contra o preconceito.

Zanini falou sobre o tom mais politizado da parada neste ano de eleições. "Foi bem mais forte e isso está mobilizando toda a comunidade LGBT. Cumprimos nosso objetivo que era sensibilizar (as pessoas) para a votação", contou Zanini.

Na abertura da parada, os organizadores convocaram o público, a vaiar os políticos homofóbicos. Pediram ainda que os projetos a favor dos homossexuais fossem votados com celeridade no Congresso Nacional.

Da redação, com G1