Sem categoria

Cem dias de gestão Mujica: lua-de-mel com eleitor e oposição

O presidente do Uruguai, José Mujica, chega nesta terça (08) aos cem primeiros dias de governo, ostentando 63% de aprovação popular. O número é ainda mais elevado se considerado o fato de que ele foi eleito, em novembro passado, com 52,3% dos votos. Para marcar a data, Mujica firmou um acordo com representantes da oposição para que integrem organismos públicos e ajudem na elaboração de políticas de estado.

A ideia do presidente é buscar consensos com seus rivais políticos. Desta forma, em reunião com opositores nesta segunda, estabeleceu ainda a criação de grupos formados por representantes de cada partido para debater e planejar as políticas de estado, conjuntamente, para os setores de meio ambiente, energia, segurança e educação, considerados por todos como essenciais para o futuro do país.

No encerramento da cerimônia, Mujica convocou todas as forças a assumirem suas responsabilidades e se somarem a um sistema comprometido com o futuro, afirmando que esta não é uma tarefa só do "partido que ganhou", mas de todo o sistema político. "A vida me ensinou que a abertura é a semente que mais se reproduz", enfatizou.

"Quero expressar minha esperança em que estas questões terminem como verdadeiras políticas de Estado. Into vai permitir melhorarmos a qualidade da política e da democracia no Uruguai, deixando de lado o objetivo e nos concentrando no substantivo", afirmou o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori.

O líder do oposicionista Partido Colorado, Pedro Bordaberry, comemorou os acordos, mas disse que será preciso trabalhar dia após dia para manter o "matrimônio". Já o senador do Partido Nacional, Jorge Larrañaga, assinalou que seu grupo participa da "aliança" como "forma de conceber a democracia".

Em relação a suas políticas na área ecpnômica, está previsto que, nesta terça, Mujica anuncie algumas medidas para obter um papel mais ativo do Ministério de Economia e Finanças no mercado de câmbios, para elevar a cotação do dólar e favorecer a competitividade exportadora.

Com agências