Conferência Nacional de Esporte representa avanços

A Conferência Nacional do Esporte ocorrida nos dias 05 e 06 de junho, em Brasília, reuniu mais de 220 mil participantes de todo país e cerca de mil delegados estiveram neste evento que representou um marco para as conquistas dos esporte. Esses avanços foram destacados na entrevista que o ex-secretário de esporte e lazer do Pará, Jorge Panzera concedeu na noite desta segunda-feira (07), ao programa “A Turma do Bate Papo”, da Rádio Clube, em Belém.

Interrogado pelo apresentador do programa, radialista Paulo Sérgio Pinto, Panzera destacou o Plano Decenal de Esporte e Lazer, que são 10 pontos de trabalho em 10 anos para projetar o Brasil entre os dez mais. “Tivemos aprovação do Sistema Público de Esporte, onde todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem criar secretarias ou órgãos de esporte para incentivar a prática esportiva, e ainda, que as cidades implantem em parceria com o Ministério dos Esportes, o programa segundo tempo”, frisou.

Segundo Panzera o avanço que mais mereceu destaque neste evento, foi o envio de uma Emenda Constitucional ao Congresso Nacional, que garante o percentual de 2% do orçamento da União seja destinado a investimentos no esporte, bem como 1,5% do orçamento estadual e municipal. “Isso representa que a política do esporte não dependerá de cada governante, mas sim, de uma lei que garante um mínimo de investimentos na área de esporte, assim como já acontece com a educação e com a saúde. E, acreditamos nesta política do esporte educacional, como fator de inclusão social”, ressaltou.

De Belém,
Isa Arnour