Sem categoria

Dilma defende parceria com produtores de etanol

A pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse durante a entrega do prêmio Top Etanol, nesta segunda (7) à noite, em São Paulo, que os empresários e produtores de etanol podem ter certeza que terão nela uma parceira para defender os interesses do setor.

Ela destacou as vantagens do etanol brasileiro em relação a outros combustíveis fósseis e renováveis. “O etanol é um combustível limpo, o que atende a urgente demanda imposta pela agenda da mudança do clima", afirmou Dilma.

O Brasil quase abandonou a produção de automóveis movidos a álcool na década de 1990. A partir de 2003, a situação mudou, e ocorreu uma mudança estratégica com o governo Lula atuando em parceria com os segmentos da cadeia produtiva do etanol. Houve uma retomada do consumo do produto com a explosão de vendas dos carros flex.

Dilma disse que o etanol de cana-de-açúcar é um combustível acessível, porque tem preços extremamente competitivos. Para custar ainda menos, segundo ela, uma das saídas é a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que variam muito de estado a estado no Brasil e encarecem o produto.

A expansão do setor depende ainda de uma estratégia agressiva no mercado internacional. Dilma lembrou que o governo atual vem adotando um posicionamento no âmbito internacional para defender o etanol nacional e abrir mercados no exterior.

De Brasília com informações do site dilmanaweb.com.br