Lula visita a Bahia dia 10

Em visita a Salvador na próxima quinta-feira (10/6), para reinauguração do Palácio Rio Branco, que simboliza os investimentos para recuperação do Centro antigo, o presidente Lula participa do ato de entrega de 856 certificados a trabalhadores baianos capacitados em programas de qualificação da mão de obra.

“Esses programas de qualificação, em articulação com outras políticas públicas, visam consolidar a ampliação das oportunidades de inserção dos trabalhadores no mundo do trabalho”, afirma o secretário estadual do Trabalho – Setre, Nilton Vasconcelos.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte coordenou, ao todo, 27 cursos profissionalizantes em Salvador e Região Metropolitana – Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Simões Filho -, financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT e do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza – FUNCEP. As capacitações atenderam a áreas diversas, desde telemarketing e técnicas de venda, a garçom, pintor, pedreiro, almoxarife e eletricista.

Direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, os programas Próximo Passo, Plano Territorial de Qualificação – Planteq e Qualifica Bahia promovem ações gratuitas de qualificação com vistas a facilitar o acesso e a permanência no mercado de trabalho, o que contribui para a elevação da auto-estima do trabalhador e o fortalecimento da cidadania. Enquanto o Próximo Passo e o Planteq são direcionados aos beneficiários do Bolsa Família, o Qualifica Bahia é uma ação exclusiva do governo estadual, inserida dentro da agenda da Setre e com foco na demanda do mercado local a partir de ações como a qualificação vinculada com as vocações efetivas e potenciais dos territórios.

A cerimônia será às 15h, na Praça do Palácio Rio Branco, e contará com a presença do Governador Jaques Wagner (PT) e dos prefeitos de Salvador e demais cidades envolvidas no projeto.

Revitalização do Centro antigo

Na ocasião da vinda de Lula, também será assinado acordo de cooperação técnica, junto à Secretaria de Cultura, para implementação do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador. A primeira etapa diz respeito à iluminação pública do Pelourinho e adjacências, totalizando um investimento de R$ 1,2 milhão.

Os 14 pontos que integram o Plano incluem, ainda, a recuperação das fachadas das lojas da Baixa dos Sapateiros, a reforma do Mercado de São Miguel e a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Já em fase de conclusão, consta a recuperação da Igreja de Santa Luzia do Pilar e a Casa das Sete Mortes.

O investimento total para a revitalização do Centro Histórico, tombado como Patrimônio Nacional e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é de R$ 20 milhões.

De Salvador, Camila Jasmin