Ceará realiza hemodiálise com equipamentos de alta tecnologia

Um novo conceito em terapia renal substitutiva. O Hospital Geral de Fortaleza, HGF, acaba de adquirir um sistema de hemodiálise destinado a pacientes com insuficiência renal aguda (IRA). Trata-se do Sistema Genius, um equipamento voltado para Terapias Extracorpóreas em IRA.

Já utilizado em países da Europa e da América Latina, o equipamento só é utilizado em 20 hospitais públicos do Brasil. No Ceará, o HGF é o primeiro a fazer uso deste sistema. O equipamento possibilita que a hemodiálise seja feita no próprio leito evitando deslocamentos do paciente e com o mais alto grau de higiene. Ao todo, foram adquiridas 12 máquinas, em regime de comodato, que custam por mês ao Tesouro do Estado R$ 144.000,00. O equipamento é destinado principalmente aos pacientes da emergência e das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

O coração do sistema Genius é um reservatório termicamente isolado com capacidade de armazenagem de 90 litros. Este reservatório é preenchido com solução de diálise pronta para uso. A solução é preparada individualmente antes de cada tratamento.

O equipamento, que funciona com bateria, é versátil, podendo ser transportado para qualquer unidade do hospital sem a necessidade de osmose reversa portátil. O baixo consumo de água, eletricidade, desinfetante e heparina é outra vantagem. O sistema Genius trabalha com dialisado ultrapuro, livre de toxinas, bactérias e metais pesados, e tem circuito extracorpóreo hermético, isento de ar, o que melhora a performance, reduzindo os riscos de contaminação. O equipamento é prático, de simples operacionalização e manutenção, tendo apenas duas bombas, uma para sangue e dialisado e outra para ultrafiltração.

Cerca de sessenta profissionais de saúde do setor de Nefrologia do HGF, entre médicos, enfermeiros e técnicos, serão treinados para fazer uso do novo sistema de hemodiálise. O treinamento acontece de 21 a 25 de junho e será ministrado pela enfermeira Malu Bruniera, que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde o equipamento já é utilizado. A entrega oficial dos equipamentos está marcada para o dia 13 de julho. As máquinas devem começar a operar logo após a conclusão do treinamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)