Sem categoria

Lula articula para derrotar candidatos tucanos no AM e CE

Colunistas políticos dos principais jornais do país captaram nos bastidores a articulação do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva para inviabilizar as pré-candidaturas tucanas ao Senado de Arthur Virgílio (AM) e de Tasso Jereissati (CE). Os dois são ferrenhos opositores ao governo e tentarão a reeleição.

Na coluna “Entrelinhas” publicada nesta quarta (9), no jornal Correio Braziliense, a jornalista Denise Rothenburg escreve que Lula deu o primeiro sinal de que opera nos estados durante entrevista para o jornal O Povo do Ceará.

“Lula sutilmente tratou de enquadrar a família Ferreira Gomes — o governador-candidato Cid Gomes e seu irmão, o deputado Ciro Gomes, ambos do PSB. Cid estava reservando uma das vagas ao Senado para aliança branca com Jereissati”, diz a colunista.

Ao jornal, Lula defendeu a candidatura do ex-ministro da Previdência José Pimentel (PT) numa dobrinha ao Senado com o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB). Disse o presidente que será “encontrada a melhor solução para manter a base aliada unida para eleger os que estão comprometidos com o projeto político do governo federal”. Pimentel já anunciou como certa sua vaga na chapa.

Eleição no Amazonas

No caso do Amazonas, Rothenburg diz que há um trabalho de bastidor em curso feito pelo gabinete presidencial para retirar a candidatura de Marilene Corrêa (PT) ao Senado. A petista pode dificultar o desempenho da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), também candidata ao Senado, na disputa de uma das vagas contra Arthur Virgílio.

“O senador tucano segue hoje em carreira-solo em busca de uma das duas vagas de senador. Entre os candidatos, está ainda o ex-governador Eduardo Braga (PMDB), que é considerado pule de 10 para ocupar uma das cadeiras do plenário azul em 2011”, comenta a colunista.

Sob o título “PT pode intervir no Amazonas”, na coluna Panorama Político de O Globo, o jornalista Ilimar Franco foi mais taxativo com relação as articulações via Planalto no Amazonas.

Diz ele: “O presidente Lula vai pedir ao presidente do PT, José Eduardo Dutra, para rever a candidatura de Marilene Corrêa ao Senado pelo Amazonas. Acontece que ela vai concorrer na mesma faixa da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB), também candidata ao Senado. Sua avaliação é a de que a dispersão, provocada pela candidatura petista de última hora, vai acabar facilitando a vida do senador Arthur Virgílio (PSDB).”

De Brasília,
Iram Alfaia

Leia mais:

Padilha trabalha com a opção de palanque duplo no Amazonas