Prefeitura vai revitalizar prédios históricos

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta, 9, a superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Terezinha Oliva. Durante a visita foi discutida a necessidade da revitalização do centro histórico, além de monumentos e prédios da cidade.

Durante a reunião, o prefeito tratou também do trabalho de revitalização de prédios, praças e monumentos que vem sendo feito através do Iphan na capital sergipana, em locais como a Praça Fausto Cardoso e o Palácio Olímpio Campos. Segundo Edvaldo, apesar de nova, Aracaju possui um patrimônio histórico e cultural importante e que precisa ser preservado.

O principal assunto em pauta foi a assinatura do Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é revitalizar, através da cooperação entre a União e o município, importantes prédios históricos de Aracaju, a começar pelo antigo prédio da Alfândega e o Palácio Ignácio Barbosa, ambos localizados no Centro Histórico.

"O encontro de hoje foi muito importante para Aracaju, porque daremos continuidade ao trabalho de revitalização e preservação do patrimônio histórico e cultural que vem sendo realizado na cidade há mais de dois anos", ressaltou Edvaldo Nogueira. Ainda de acordo com ele, o acordo, que será assinado no dia 22 de junho, é de extrema importância para a capital sergipana, que terá recuperado um dos seus conjuntos arquitetônicos fundamentais.

Mobilidade

Além do trabalho de revitalização dos dois prédios, será realizado também um estudo de mobilidade urbana no centro da cidade. Juntos, os três projetos, cujas obras terão início ainda este ano, somam um investimento da ordem de R$ 10 milhões. "É preciso mobilizar a sociedade aracajuana para preservar e cultuar o patrimônio que Aracaju já possui, que inclusive é um importante atrativo turístico da cidade", afirma Edvaldo.

"Esse acordo será fundamental para ajudar a alavancar ainda mais a cultura sergipana e para estimular a população a preservar os prédios históricos. De antemão, já adiantamos que ele será assinado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, pelo governador Marcelo Déda, e pelos prefeitos de São Cristóvão e Laranjeiras, além de Edvaldo Nogueira", afirmou Terezinha Oliva.