Kassab desautoriza ex-supersecretário publicamente

Prefeito ordena aos substitutos uma análise e revisão das principais decisões de Alexandre de Moraes. Ao contrário do que diz oficialmente, ele o demitiu por discordar de ações; megalicitação de transportes é rejeitada.

Kassab_japa

O prefeito Gilberto Kassab (DEMO) determinou a revisão dos principais projetos tocados pelo ex-auxiliar Alexandre de Moraes, retirado do comando das secretarias dos Transportes e de Serviços -a exoneração sai hoje no "Diário Oficial da Cidade".

A ideia de uma megalicitação anunciada por Moraes para mudar todo o sistema de ônibus e vans na cidade, por exemplo, será abandonada.

"Isso não está na pauta", afirmou Kassab. "Ele [Moraes] me disse que queria me propor esse estudo para ver se era viável, mas ele não chegou a me propor."

O titular de Transportes, agora, é Marcelo Branco. Rubens Chammas, do Planejamento, acumulará a pasta de Serviços interinamente.

Kassab determinou aos substitutos uma espécie de auditoria nas principais ações do ex-supersecretário.

As demais medidas em estudo passarão por revisão das novas equipes das duas pastas, mesmo as já em andamento, como o veto a motos na av. 23 de Maio e a caminhões na Bandeirantes.

A troca de secretários não foi tranquila, como quer fazer parecer o pupilo de Serra ao dizer que Moraes quis sair. O prefeito o demitiu por discordar de algumas de suas decisões.

O excesso de autonomia do ex-supersecretário pesou na demissão. Moraes tem pretensões políticas. Sonha, por exemplo, com uma vaga no Supremo futuramente.

Instabilidade no ninho

Ao ser demitido, Moraes decidiu levar do governo pessoas ligadas a ele, inclusive os coronéis aposentados da PM, contratados por ordem do prefeito para áreas como trânsito e serviços viários.

Quem se recusou a pedir demissão foi exonerado por Moraes como represália à decisão do prefeito. Com a saída da equipe, é provável que muitos projetos atrasem.

Anteontem, pediu demissão o corregedor-geral do município, Olheno Ricardo de Souza Scucuglia -promotor como Moraes-, responsável pela apuração de irregularidades cometidas por servidores municipais.

Da redação, com Folha de S.Paulo