Sem categoria

Será lançado o Comitê Preparatório para o 17º FMJE

Na próxima segunda-feira (14/6), às 18 horas, ocorrerá o ato de lançamento do Comitê Nacional Preparatório (CNP) para o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE). O evento contará com a participação do Secretário Geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), Jesus Mora, e um representante da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC) – mesmo partido de Nelson Mandela e do atual presidente Jacob Zuma.

Participam do lançamento também o  vereador de São Paulo Jamil Murad (PCdoB), além de dirigentes do movimento estudantil, dos movimentos sociais, juventudes partidárias e outras autoridades. O tema do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!".

O Festival Mundial da Juventude tem história

Trata-se do principal encontro internacional de juventude, cuja primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião teve como eixo central a denúncia dos crimes cometidos pelo nazi-facismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na África subsaariana.

O festival deve reunir mais de 20 mil jovens no mês de dezembro no distrito de Soweto, bairro no subúrbio de Johanesburgo, que ficou mundialmente conhecido como palco de resistência anti-racista na luta contra o Apartheid, como foi o Massacre de Soweto em 1976, quando houve uma repressão policial a uma passeata estudantil com mais de 10 mil participantes. A África do Sul é também o foco de atenção de todo o mundo, por sediar a Copa do Mundo de Futebol.

No evento são discutidos temas de interesse da juventude mundial como educação, emprego, esporte, cultura, saúde, entre outras inúmeras atividades de intercâmbio social, também exposições, concursos artísticos e torneios esportivos.

Comitê divulga o Festival

Após o lançamento do comitê preparatório, as delegações internacionais seguirão em visita às principais cidades brasileiras divulgando o Festival. A ideia é estimular a participação e debate entre a juventude brasileira acerca dos principais eixos temáticos do evento, além de incentivar a organização de caravanas ao evento.

Serviço
Lançamento do Comitê Nacional Preparatório ao 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes
Local: Câmara Municipal de São Paulo, Auditório Sérgio Vieira de Melo
Data: segunda-feira, 14 de junho de 2010
Horário: das 18 às 21h

Colaborou Renan Alencar, 2o. Diretor de Relações Internacionais da UNE e Secretário Executivo da OCLAE