Sem categoria

BocadaForte: visão política do hip-hop reconhecida em premiação

Veja entrevista com Toni C, documentarista, escritor e coordenador do Ponto de Cultura "Hip-Hop a Lápis", o único representante do Hip-Hop a ser premiado com o Tuxauá 2010, da rede Cultura Viva.  Abaixo, Toni C., ativista e organizador do Programa Cultura Viva, fala sobre o prêmio Tuxauá e o valor da militância política.

BocadaForte: O prêmio Tuxauá 2010 pode ser considerado uma prova da necessidade da veia política ao Hip-Hop e ao Rap?
Toni C: Do ponto de vista cultural, o movimento nunca esteve tão em baixa. Por outro lado, estamos ocupando espaços inimagináveis. Este prêmio é uma prova e o prêmio Preto Ghóez, específico para a cultura Hip-Hop, é outra mostra.

BocadaForte: É possível a aproximação da ala política do Hip-hop com os representantes dessa outra visão de Rap/Hip-Hop como entretenimento descompromissado?
Toni C: Entendo o Hip-Hop como um movimento sociocultural. Se for só política pode ser partido, sindicato, mas não é Hip-Hop se for só cultura descompromissada.

BocadaForte: O que é o Programa Cultura Viva?
Toni C: É uma forma difente da qual estamos habituado a olhar para o governo. É também uma maneira nova de relação entre governantes e os movimentos populares e culturais. No lugar de achar que o governo tem que fazer por nós, no lugar de um político arrumar um palquinho pra conseguir votos, temos uma política de estado que valoriza a produção local, popular e independente, ao invés de só patrocinar.

Leia a integra no BocadaForte.