PSDB cearense anunciará candidato ao governo na próxima semana

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (14/06), o PSDB cearense tomou conhecimento da decisão do Senador Tasso Jereissati de que o partido deverá lançar candidato para disputar o Governo do Estado contra o atual governador Cid Gomes. O anúncio acontece após o senador tucano se sentir desprestigiado pelo governador que, a menos de duas semanas do encerramento do prazo para realizações das convenções eleitorais, não confirmou o apoio a sua reeleição ao Senado.

Ciro e Tasso - arquivo

Na noite desta segunda-feira, o senador Tasso Jereissati reuniu prefeitos, parlamentares e políticos tucanos em seu escritório político para informar aos seus correligionários que o PSDB deverá lançar candidato próprio ao Governo do Ceará. Entre os nomes cotados para representar os tucanos na disputa estão o do deputado estadual Marcos Cals e o do empresário Beto Studart. O anúncio acontece depois de muita especulação e confirma que Jereissati entrou em rota de colisão com o governador Cid Gomes e seus aliados. Coincidentemente as especulações aumentaram depois da passagem do Presidente Lula pelo Ceará no início da semana passada. Segundo o site de notícias Ceará Agora, Tasso teria afirmado na reunião que "a coragem da família Ferreira Gomes acabou no dia em que Lula desembarcou no Ceará".

A tomar pelas declarações de dirigentes tucanos que participaram da reunião, a decisão é irreversível. Ao ser indagado sobre a possibilidade de seu partido voltar a conversar com o Governador Cid Gomes, o presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, declarou que "há três anos deveria estar havendo conversa do PSDB com o PSB e nunca houve interesse de discutir políticas públicas. Nós temos grandes ideias para o Ceará e nunca o PSDB foi chamado para discutir tais ideias. Se em três anos não se conversou, como é que vai querer agora conversar em uma decisão tomada, quando estamos a duas semanas de homologar a candidatura do nosso candidato, do PSDB, que será o futuro governador do Ceará", afirmou Penaforte. Segundo uma fonte muito próxima do atual governador ouvida pelo Vermelho/CE, a declaração do dirigente tucano não guarda sintonia com a realidade na medida em que o partido participou desde o início da administração estadual com duas secretarias de estado (Turismo e Justiça) e a bancada de deputados estaduais deu integral apoio às ações do Governador Cid Gomes.

"Ciro não é um homem de palavra"

O clima na reunião foi de muita insatisfação dos tucanos com o Governador Cid Gomes. Ainda segundo o site Ceará Agora, Tasso Jereissati informou que buscou insistentemente conversar com o governador, mas não obteve êxito. Diante da dificuldade de se encontrar com Cid, que sequer atendia ligações telefônicas, Tasso buscou o apoio do deputado federal Ciro Gomes(PSB), porém também não obteve retorno. Tal fato provocou uma forte declaração do chefe do tucanato cearense que, no momento oportuno,  provará que "Ciro não é um homem de palavra". Em face da amizade que cultivam há mais de duas décadas, as palavras de Tasso em relação a Ciro Gomes revelam que o extremecimento da relação entre os dois vai além de questões políticas e chega ao plano pessoal. Ainda segundo a fonte ligada ao governo estadual, Tasso Jereissati acostumou-se a ser procurado e, desta vez, ficou muito incomodado pelo fato de não ter sido prestigiado como desejava.

Ciro Gomes, que retornou ao Ceará depois de um período viajando para o exterior, ainda não fez declarações sobre o que falou Tasso, limitou-se apenas a dizer que os tucanos têm direito de lançar candidato. "É um direito deles", sintetizou. Mas se mantiver seu conhecido estilo de não deixar nenhum ataque sem resposta, oportunamente responderá ao senador. O deputado, cujo projeto de se candidatar à Presidência da República não contou com o apoio do seu partido, não deverá ficar à margem da disputa eleitoral deste ano. Em 2006, mesmo sendo candidato à deputado federal, foi um dos principais articuladores e coordenadores da campanha que elegeu Cid Gomes, pondo fim a 20 anos de governos tucanos no Ceará.  Ciro Gomes já deixou claro que apoiará a candidatura de Dilma Rousseff e há notícias de que já realiza um intenso trabalho político em prol da reeleição de Cid Gomes, também comprometido com a eleição da candidata do Presidente Lula. Nesta atividade do deputado do PSB pode estar a razão de tanta virulência de Tasso.


Da redação local, com informações do jornal O POVO e do Ceará Agora