23 anos sem Paulo Fonteles

A história prova que o camarada Paulo Cesar Fonteles de Lima foi um revolucionário que lutou até seu último minuto de vida pela reforma agrária e pelo socialismo. Ex-deputado estadual e advogado de posseiros no sul do Pará, Paulo Fonteles, que nasceu em Belém, no dia 11 de fevereiro de 1949, foi covardemente assassinado no dia 11 de junho de 1987 pelos grandes latifundiários.

No último dia 11 de junho, completou 23 anos do assassinato deste mártir da terra. “Até hoje os mandantes do assassinato de Paulo Fonteles não foram levados a julgamento e, como centenas de casos de pistolagem perpetradas pelo latifundiário seu crime permanece impune o que revela o caráter do judiciário paraense”, declarou Paulo Fonteles Filho, no artigo “Outros documentos – Paulo Fonteles, mártir de luta pela terra”, publicado no site: fmauriciograbois.org.br

O presidente do PCdoB no Pará, Érico Albuquerque escreveu no dia 19 de agosto de 1987, o verso abaixo, em homenagem ao camarada e amigo que foi Paulo Fonteles.

CANTO
Por Érico de Albuquerque Leal

Levante-se a manhã
Tão alta tão bela
Desnuda a estrada
Das vestes da noite
Que marcharemos ao sol

Vã ilusão de bala
Que roubou-nos a flor
Que nos secou os olhos
Que nos regou o ódio
Haverá sempre um rio a correr

Nunca um rio de lamentos
Há o corpo da terra untado em sangue
Como noiva, triste e nua
Cativa de mil fuzis.

Há que libertar a terra
Enquanto a manhã se levanta
E o poeta ainda sangra.