Petrobrás diz que modernização da Reman começará em agosto

Por meio de uma nota de esclarecimento, a Gerência da Petrobras em Brasília comunicou à deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) que continua em andamento na empresa os estudos do projeto de modernização da Refinaria Isaac Sabbá em Manaus (Reman), conforme divulgado no Plano de Negócios 2009-2013. Segundo a estatal, a expectativa é que a licença de instalação para o empreendimento seja concedida em agosto deste ano.

“O projeto irá capacitar a refinaria para a produção de diesel e gasolina, a partir de petróleo nacional, nas especificações ambientais exigidas pela legislação brasileira”, diz a nota enviada para a parlamentar.

O documento teve como objetivo esclarecer que o projeto da Reman não corre o risco de ficar fora do plano da empresa, segundo o que vem sendo noticiado pela imprensa amazonense.
“Eu já havia recebido um sinal claro do presidente Sérgio Gabrielli de que a Reman não ficaria fora do plano de investimento da empresa. Esse esclarecimento em Brasília nos deixa ainda mais otimista para que essa importante obra sai do papel”, disse Vanessa.

A parlamentar diz que a modernização da Reman será fundamental para que a empresa possa processar o gás natural que está chegando a Manaus após a conclusão do gasoduto Coari-Manaus.

“Além disso, como diz a própria nota, a empresa terá condições de cumprir as exigências ambientais da resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre a diminuição do teor de enxofre na gasolina”, afirmou a deputada.

Nesta terça (14), o Sindicato dos Petroleiros comandou uma manifestação em Manaus em defesa dos investimentos na Reman pelo fato de não receberem nenhuma resposta concreta da Petrobrás.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB)