Sem categoria

Filme “Fragmentos” é lançado no Congresso Nacional de DST/Aids

Afirmação de identidades, histórias de discriminação e superação de preconceitos. Esses são os ingredientes do filme “Fragmentos”, que reúne relatos de homens e mulheres negras, gays, lésbicas, prostitutas, refugiados, transexuais e travestis, pessoas vivendo com HIV, registrados durante a gravação dos vídeos da campanha “Igual a Você”.

O ato de lançamento do filme “Fragmentos” aconteceu nesta sexta-feira (18), no estande conjunto das Nações Unidas, no Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids, em Brasília. Durante o evento, foram distribuídos gratuitamente DVDs do filme “Fragmentos” e da campanha “Igual a Você”.

Para o especialista em HIV/Aids do UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), Cleiton Lima, o evento estimula o debate para novas estratégias de prevenção e combate ao HIV/aids no Brasil.

“Há um crescimento da epidemia entre mulheres, especialmente entre jovens, e o Congresso coloca em discussão a urgência de novas estratégias para prevenir e reduzir as infecções entre as mulheres brasileiras”. Segundo ele ainda, “a programação reflete a diversidade das mulheres, o que é fundamental na definição de ações de impacto. Temos painéis específicos sobre a realidade de mulheres negras, mulheres em situação de prisão, lésbicas, bissexuais, transgêneros, mulheres migrantes e tráfico de mulheres”.

Viver direitos

Com o tema Viver direitos – acesso, equidade e cidadania, o 8o Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e o 1o Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais reúnem cerca de cinco mil pessoas, entre profissionais de saúde, educação e integrantes da sociedade civil, pessoas vivendo com HIV/aids e pesquisadores da área desde quarta-feira (16) até amanhã (19).

A programação inclui a apresentação de trabalhos que abordam temas como prevenção na internet e o uso de antirretrovirais para reduzir o número de infecções pelo vírus HIV.

Os eventos estão sendo transmitidos pela internet através do site www.aids.gov.br/mediacenter