Encontro de Folguedos do Piauí reúne 13 estados

Os nove estados do Nordeste, Pará, Tocantis e Rio de Janeiro e 32 municípios do Piauí participam durante 10 dias a maior festa cultural do Piauí. O 34º Encontro Nacional de Folguedos foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira (18), na Vila Olímpica do Albertão, que abriga o evento pela segunda vez.

O novo espaço, definitivamente, agradou aos visitantes que durante o período terão um encontro com a festa da tradição nordestina. São 180 grupos folclóricos, em média 30 se apresentam todos os dias nos palcos: Nacional, das Tradições e do Forró, sendo que 55 participarão da Mostra Nacional de Quadrilhas. Além de dança, comidas típicas, Festival de Toada de Bois, muitos shows de forró, oficinas e seminários sobre as tradições brasileiras.

Em 2009 cerca de 450 mil visitantes passaram por lá e este ano a organização espera meio milhão de pessoas circulando entres as 160 barracas espalhadas pela Vila Olímpica. O evento é esperado com ansiedade também para os comerciantes, que faturam mais durante os Folguedos do que em qualquer outro evento do ano. Se as previsões de lucro da barraqueira Sinei Barbosa se concretizarem, ela e o marido irão conseguir terminar a cosntrução da casa na Vila Luci, zona sudeste de Teresina.

No ano passado, a arrecadação chegou a uma média de R$ 200 por dia na venda de bebida e comida típica. “Como a localização da minha barraca está ainda melhor que no ano passado, espero que eu consiga lucar o dobro”, diz. Para a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, o festival é um ponto de encontro das mais diversas manifestações e representa o fortalecimento da identidade cultural brasileira.

“É um momento de elevação da autoestima, de interação de saberes. Sem falar na geração de emprego renda que o festival proporciona”, pontua. O governador Wilson Martins destacou a descoberta de novos talentos e a mistura das culturas vindas de várias partes do país. “Esta festa representa o sentimento do povo brasileiro, que é de alegria. São pessoas simples, sanfoneiros, vaqueiros, dançarinos, que ajudam a perpetuar a cultura do nosso povo”, enfatizou.