Trabalhadores têxteis entram em estado de greve

As empresas estão sendo comunicadas sobre o início da greve, que será definida nesta segunda-feira (21/07).

Caso não avance o processo de negociação, os trabalhadores têxteis do Ceará iniciam paralisação ao longo da próxima semana. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Ceará, Raimundo Muniz Mendes, a dificuldade de negociação com os patrões levou a categoria a decidir pelo estado de greve em assembleia geral realizada no dia 12 de junho.

“Estamos comunicando as empresas e definindo o início da greve”, explica Muniz. Ele ressalta que a categoria está unida e articulada. No último dia 17, o Sindicato realizou plenária sindical com a participação de diversos outros sindicatos e da CUT-CE. A Campanha Salarial 2010 teve início em março. Foram realizadas cinco rodadas de negociação, mas não houve consenso nas cláusulas negociadas.

A categoria reivindica reajuste do piso salarial do ajudante para: R$ 538,00; Reajuste do piso salarial do operador qualificado: R$ 559,00. Para aqueles que recebem acima do piso, reajuste de 10%. Também querem inclusão da cesta básica na Convenção Coletiva de Trabalho; redução da jornada de trabalho; antecipação salarial, participação nos lucros e resultados, entre outras cláusulas.

Informações: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Ceará: 3281-2546

Fonte: CUT-CE