Fortaleza realiza XI Parada pela Diversidade Sexual

A festa terá concentração na Av. Beira-Mar, a partir das 13 horas.

Parada Gay de Fortaleza

Neste domingo (27), Fortaleza comemora o respeito às diferenças com a XI Parada pela Diversidade Sexual. A festa, que terá concentração na Av. Beira-Mar, a partir das 13 horas, é organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em conjunto com demais entidades do movimento LGBT, e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), entre outras pastas.

Nesse domingo, o evento terá oito trios elétricos. A concentração acontece em frente ao Hotel Beira-Mar, e a Parada segue em direção ao Aterro da Praia de Iracema. Na abertura, o público conhecerá a Madrinha da Parada que, nesse ano, será a professora Zelma Madeira. Entre as atrações, DJ Fábio Vieira, Joyce Malkomes e Dimmy Kieer. No trio da Prefeitura, um tributo à cantora Cássia Eller, com a banda Zona Azul e o DJ Marcelo Frost. A Parada já é tradição em nossa cidade e, em sua última edição, reuniu 900 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

Festa com segurança para a população

A Guarda Municipal preparou uma operação especial para garantir a tranquilidade de quem vai participar da XI Parada pela Diversidade Sexual. Serão 300 guardas ao longo da Beira Mar, das 13 horas até o término do evento. O dispositivo envolvido na operação será distribuído da seguinte maneira: concentração na Volta da Jurema (50 guardas), deslocamento pela Avenida Beira-Mar (100 guardas) e dispersão no Aterro da Praia de Iracema (150 guardas).

Organização do trânsito

Já a organização do trânsito ficará por conta da AMC, que vai promover a interdição da Beira Mar, entre a Rua Júlio Ibiapina e a Barão de Studart. Serão feitos bloqueios ao longo da Av. Abolição, a partir das 13h. Os trios chegarão próximo à Avenida Barão de Studart, de onde acontecerá a dispersão.

Principais providências

– Desvio de tráfego sentido Oeste-Leste da Avenida Beira Mar para a Rua Osvaldo Cruz, durante a concentração;

– Garantia da área de desfile na Avenida Beira Mar, entre a Rua José Napoleão e a Avenida Barão de Studart;

– Será enviada uma viatura de madrugada para coibição de estacionamento no recuo do Náutico para chegada de oito trios elétricos;

– O acesso à área do desfile será restrito, com permissão de acesso local (iniciado o evento, restrição total);

– Serão enviados motociclistas para a Avenida da Abolição nos cruzamentos que dão acesso à Avenida Beira-Mar, para evitar a entrada de veículos durante a passagem da Parada.

Serviço

XI Parada pela Diversidade Sexual

Data: 27 de junho
Horário: 13h (concentração) / 15h30 (saída dos trios)
Local: Avenida Beira-Mar, em direção ao Aterro da Praia de Iracema. Concentração em frente ao Hotel Beira-Mar.

Programação

13h – Concentração
13h – DJ Fábio Vieira
15h – Abertura oficial, com representantes do Movimento LGBT, Zelma Madeira (madrinha) e execução do Hino Nacional
15h30 – Saída da Concentração
15h30 às 16h30 – Hora da militância LGBT
16h30 – DJ Fábio Vieira
17h30 – Show com Joyce Malkomes
18h – Minuto de silêncio contra a lesbofobia, homofobia e transfobia
18h10 – Show com Joyce Malkomes
19 – Show com Dimmy Kieer (Dicesar, do BBB 10)
20h – DJ Guga de Castro
22h – Encerramento no Aterro da Praia de Iracema

Fonte: Prefeitura de Fortaleza