Projeto busca integrar artistas da América Latina

A idéia de integração da América Latina não se resume a aspectos econômicos e possui várias expressões, entre as quais a de trocas culturais e conhecimento do que se produz no campo da arte e da cultura nesses países.

Possibilitar encontros artísticos que resultem num panorama da América Latina é a motivação do projeto “Ação Arte Itinerante na América Latina” que será lançado em Salvador, no dia 1/7,quinta-feira, às 19h, no Café Ciranda, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador com a exposição inicial de trabalhos de artistas brasileiros e de outros países latinoamericanos.

Na sequência, o projeto prossegue percorrendo a América Latina partindo de Salvador em um trajeto pré-determinado, de agosto a novembro de 2010, com visitas agendadas a artistas, músicos e instituições culturais localizados em países da América Latina.

Participam da exposição de abertura vários artistas residentes na Bahia: Alex Oliveira, Ana Paula Pessoa, Ana Pi,Antonino, Bené Santana, Carlínio França, Clara Codes, Celso Cunha, Davi Caramelo, Davi Bernardo, Denílson Santana, Edgard Oliva, Elivaldo Costa, Elizabeth Actis, Ederson Baptista,Fernando Lopes, Jaci Mattos, Karla Rubia, Leandro Estevam, Leandro
Ferreira, Leonel Mattos, Liliê, Marcelo Moreira, Marina Palmeira, Mestre Duda, Naara
e Túlio Carapiá, Nelson Magalhães Filho, Ramon Coutinho, Rachel Mascarenhas,Tanile Maria,
Taygoara Aguiar, Tony Bittencourt, Valéria Simões, víx., WalterD'Arcella, Yuri Ferraz, Zé da Rocha, entre outros.

Ao longo do trajeto, serão realizadas exposições itinerantes, que receberão contribuições de artistas de localidades visitadas. Por razões de transporte, serão exclusivamente aceitos vídeos e músicas em formato digital e obras em formato bidimensional, até A3. Também serão aceitos registros de projetos ou ações acompanhados de descrição e idéias que possam ser facilmente executadas em qualquer localidade. A primeira chamada de artistas participantes aconteceu em Salvador, no final do mês de março, cidade em que a exposição se inicia. Em cada lugar, novos artistas são visitados, novas obras são incorporadas, outras são produzidas coletivamente, algumas ficam pelo caminho: o acervo fica cada vez mais diverso dentro da mala. Tudo será registrado através de fotografia, vídeo, blog e diário de bordo. À parte de possuir aspectos de um projeto curatorial, a Ação Arte Itinerante propõe sobretudo a interação das realizadoras com os artistas, lugares e pessoas visitados, referenciando o conceito de residência artística, que se alarga numa residência errante, incapaz de manter-se ociosa, que se transforma à medida que se realiza.

A previsão de término do projeto está vinculado à perspectiva de realização de uma exposição principal que mostre o resultado final de toda a viagem, contribuindo não apenas para a formação público latino-americano mas, especificamente, brasileiro, inclusive nas cidades do interior onde há pontos de cultura.

De acordo com a organizadora, Marília Palmeira, a idéia é o de “se reconhecer e integrar, estimular o reconhecimento da latinidade, implicando em assumir a riqueza de nossos repertórios específicos e de nossas matrizes comuns para se afirmar de maneira autônoma. Propicia a todos os envolvidos ampliação de visões, alargamento de mundos e criação de redes de pessoas, que poderão continuar trabalhando juntas mesmo após o término do projeto. É preciso voltar o nosso olhar fixo no oceano para o nosso continente ”.

Serviço

Evento: Exposição de abertura do projeto “Ação Arte Itinerante na América Latina”

Local: Ciranda – café, cultura & artes, Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho, Salvador-BA

Hora: 19h

Visitação: 2 a 29/7, das 11h30 às 23h30

Da redação local, com informações do blog do Ação Arte Itinerante