Curso visa estimular participação da mulher na política

"A Mulher na Política: Potencializando a atuação feminina nas decisões políticas" é tema do novo curso que a Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular do CEARAH Periferia realiza com apoio da Fundação Konrad Adenauer, de 13 de julho a 05 de agosto.

No Diálogo de Abertura, no dia 05 de julho, será discutido o tema "Mulheres na Política – pensando o futuro", com participação da professora Teresa Sacchet, da Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ciência Política pela Universidade de Essex, mestra em Política e Sociologia pela Universidade de Londres e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sacchet atua principalmente nos temas democracia e exclusão; partidos políticos, representação política e gênero; políticas públicas, cotas, governança democrática e teoria política feminista. O seminário é aberto e acontecerá no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa, das 17:30 às 20:00.

Considerando que as diferenças entre os gêneros são evidentes no Brasil, o CEARAH Periferia e a Fundação Konrad Adenauer concluíram pela necessidade de realização do curso, enfocando especialmente o aspecto da participação política das mulheres. Entre os diferentes fatores que dificultam a inserção das mulheres na vida pública estão a dupla jornada de trabalho, a falta de apoio dos partidos políticos, a falta dos recursos e, também, a falta de auto-estima. Daí a necessidade de capacitação política, de acesso às informações e conhecimentos que possibilite a ampliação da atuação das mulheres nos espaços de decisão política. Com o acesso a estes conhecimentos ampliam-se as condições e possibilidades de empoderamento das mulheres para conquista de uma cidadania ativa.

Desta forma, os objetivos do curso são proporcionar às mulheres informações sobre o sistema político brasileiro atual e histórico e a política nacional; capacitá-las para a atuação em espaços de poder nos partidos, organizações e movimentos, aumentando o número de futuras candidatas e lideranças; estimular espaços para debates políticos e incentivar o diálogo entre homens e mulheres, fundamental para a construção democrática da nossa sociedade. O curso será ministrado em 20 horas, distribuídas em oito encontros, nas terças e quintas, das 18h às 20h30, na sede da Fundação Konrad Adenauer (Av. Dom Luis, 176, Mezanino do Edifício Mercury, Fortaleza). O módulo 1 versará sobre o tema Democracia e Formação Política e o módulo 2 sobre Política Partidária e Legislação Eleitoral.

Para participar do curso serão selecionadas 30 mulheres, necessariamente filiadas a partidos políticos e/ou componentes de conselhos, associações comunitárias e movimentos sociais. As inscrições vão até o dia 06 de julho e podem ser feitas através da entrega da ficha de inscrição na sede do CEARAH Periferia ou da Fundação Konrad Adenauer ou pelo envio da mesma pelo e-mail [email protected] .

Realizadores

O Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1991, que atua principalmente em Fortaleza e Região Metropolitana. É filiado à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro do Conselho Nacional das Cidades. Seu principal objetivo é o apoio ao Movimento Popular Urbano em suas lutas, visando a melhoria das condições de vida nos assentamentos humanos por meio do desenvolvimento e fortalecimento de ações coletivas no âmbito da habitação, geração de renda e capacitação de lideranças comunitárias. E assim, acredita que a diminuição da desigualdade nas cidades só será possível atuando fortemente junto às mulheres, sujeitos políticos da construção da cidadania.

A Fundação Konrad Adenauer é uma fundação política da República Federal da Alemanha que, naquele país e no plano internacional, vem trabalhando em prol dos direitos humanos, da democracia representativa, do Estado de Direito, da economia social de mercado, da justiça social e do desenvolvimento sustentável. Os principais campos de atuação da Fundação Konrad Adenauer são a formação política, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, o incentivo à participação política e social e a colaboração com as organizações civis e os meios de comunicação. No Brasil, a Fundação realiza seu programa de cooperação por meio de dois escritórios, no Rio de Janeiro e em Fortaleza, sempre em conjunto com parceiros locais. Com suas publicações, a Fundação Konrad Adenauer pretende contribuir par a ampliação do debate público sobre temas de importância nacional e internacional.

Serviço

Curso visa estimular participação da mulher na política

DATA: 05 de julho, das 17h30 às 20h
LOCAL: Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa,
CONTATO: Valéria Pinheiro (técnica do CEARAH Periferia) (85) 3261.2607

Fonte: Agência de Notícias Esperança (AnotE)