Após Copa, África do Sul já pensa em Olimpíada no futuro

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse em entrevista publicada nesta sexta-feira (2) no site da Fifa que o país poderia entrar na disputa para sediar Jogos Olímpicos depois de organizar a atual Copa do Mundo.

"Isso (a Copa) provou ao mundo que somos capazes de receber qualquer evento internacional. Os Jogos Olímpicos são um exemplo, não vejo porque não poderíamos concorrer a recebê-los no futuro. É importante para a África", declarou Zuma.

Na mesma entrevista, concedida em sua residência oficial, o presidente sul-africano falou sobre o legado que a Copa deixará para o país e disse que o evento beneficiará a África por décadas. "Muita gente honesta apareceu para dizer 'estávamos errados sobre seu país'", contou Zuma.

"É a primeira vez na África do Sul que vemos o país junto de uma forma nunca vista antes. Pela primeira vez, notei que cada sul-africano está agitando nossa bandeira. Todos estão loucos com a Copa, negros e brancos. Esse campeonato provou que o esporte é uma ferramenta para construir uma nação", afirmou o presidente.

Zuma também falou sobre a seleção sul-africana e disse que, embora não tenha passado da primeira fase, mostrou um bom futebol.

Sobre as outras equipes, o presidente da África do Sul declarou que "Brasil e Argentina são um prazer de assistir" e que ficou impressionado com Holanda, Espanha, Portugal e Alemanha, além de ter afirmado que todos os africanos estão orgulhosos de Gana, a única seleção do continente que ainda está na Copa.

Fonte: Portal Copa 2014