Criado Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará

A categoria profissional dos professores das Universidades Federais do Estado do Ceará fundou, na quarta-feira, 30 de junho de 2010, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC – Sindicato. Em Assembleia Geral, realizada no Auditório da ADUFC, mais de 80 professores atenderam à convocação de Edital publicado no Diário Oficial da União, e no Jornal O Povo, e mais uma vez disseram SIM ao novo Movimento Docente.

Os professores filiados à ADUFC já haviam aprovado a constituição do sindicato em Assembléia do dia 9 de junho passado. Agora, cumprindo as exigências do Ministério do Trabalho, toda a categoria ratificou a decisão, instituindo formalmente o sindicato, com base territorial em todo o Estado do Ceará.

Por unanimidade, os professores aprovaram também o Estatuto da entidade e confirmaram a atual diretoria da ADUFC como diretoria provisória do sindicato, até o final do seu atual mandato.

O evento foi marcado por uma verdadeira celebração, onde todos os oradores ressaltaram o grande momento histórico vivido pelo sindicalismo docente no país, quando várias Associações Docentes adquirem autonomia ao se transformar em sindicatos locais A ADUFC-Sindicato junta-se, agora, aos professores de algumas das maiores universidades federais brasileiras – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Carlos, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte, no projeto de constituição da Federação dos Docentes das Universidades Federais.

Nesta semana, a diretoria vai ultimar as providências burocráticas necessárias e protocolizar o seu pedido de Registro Sindical no Ministério do Trabalho.

Fonte: Adufc