Sem categoria

Israel ameniza bloqueio a Gaza e libera alguns produtos proibidos

Israel liberou nesta segunda-feira (15) as restrições à entrada de bens de consumo pela Faixa de Gaza, mas manteve os limites sobre materiais de construção. As novas regras do bloqueio imposto ao território palestino foram anunciadas às vésperas da viagem do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, à Casa Branca

As novas regras, adotadas em resposta à pressão internacional para que Israel aliviasse o bloqueio depois do ataque contra uma frota que levava ajuda humanitária à região, devem beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A decisão de Israel põe fim ao uso de uma lista bastante limitada, e com frequencia arbitrária, de artigos permitidos. Na tentativa de dar um novo fôlego à frágil economia do território, funcionários do governo disseram que em breve também será autorizada a entrada de matérias-primas para as fábricas.

As fontes israelenses disseram que materiais de construção como aço e ferro apenas poderão ser introduzidos em Gaza com a supervisão de Israel. O material deverá ser usado, exclusivamente, em projetos das Nações Unidas ou de outros órgãos internacionais.

O Estado judeu se mantém contrário à permissão para a entrada desse tipo de material, pois alega que o partido militante palestino Hamas, que controla a área, poderá utilizá-lo na fabricação de armamentos.

No entanto, os materiais são necessários para a reconstrução de zonas destruídas pela própria ofensiva israelense no início de 2009.

Israel enfrenta forte pressão internacional para flexibilizar o embargo de três anos imposto contra Gaza, desde que comandos israelenses mataram nove ativistas ao abordar uma frota de barcos que levava ajuda humanitária ao território em 31 de maio.

O primeiro-ministro de Israel planeja se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira (06). O líder americano disse que o embargo é insustentável e pediu uma redução significante. Outros líderes mundiais pediram que as restrições sejam banidas por completo.

As antigas regras do bloqueio só permitem o ingresso de uma dezena de itens como alimentos básicos e medicamentos. Isso fez com que os habitantes de Gaza tivessem que se acostumar a viver com poucos bens, ou adquirir outros produtos por meio de contrabando.

O governo israelense garante que agora todos os produtos poderão entrar no território, exceto os que estão na nova lista, que será divulgada ainda nesta segunda-feira (05).

Da Redação, com informações da Associated Press