Sem categoria

Jornal critica preconceito do SporTV (Globo) contra o Paraguai

O jornal paraguaio La Nacion divulgou uma nota em seu site no qual critica o programa Tá na Área, do canal pago SporTV, da Globo, por te feito uma matéria zombando da campanha da seleção do Paraguai na Copa do Mundo da África do Sul.

A reportagem, exibida pela emissora na última quinta-feira (01/07), fala sobre a promessa da torcedora paraguaia Larissa Riquelme – que ficaria nua caso a seleção do país chegasse às semifinais da Copa. 

Além de agressivo com os paraguaios, o vídeo é machista. Desvaloriza todo um povo e todo um gênero. As mulheres são vistas como objetos.

Também houve brincadeiras preconceituosas sobre o país, chamado vergonhosamente de "paraíso obscuro do mundo" e ironizando suas "paisagens deslumbrantes e alta gastronomia".

A matéria se coloca ao lado de Dunga pela resistência aos abusos da Globo. E completa: “A Laranja Mecânica (Holanda) se encarregou assim de fazer justiça e dar uma grande lição a quem tem no coração uma raiva desnecessária contra uma nação pobre mas digna".

Mesmo que o grau de deboche fosse exagerado pelos paraguaios, chamaria a atenção que a Globo já vem recebendo críticas internacionais por conta da sua irresponsabilidade na forma de fazer jornalismo. Mas não é o caso, a ironia é de fato extremamente ofensiva. O vídeo trata o nosso vizinho como um país desprovido de quaisquer qualidades, feio, triste, pobre. "É asqueroso", denuncia o blog Somos andando.

Para o blog, a "Globo transferiu a ironia que dedica à política externa do governo Lula ao futebol. Fez mal, muito mal. E ficou bem feio".

Segundo o jornal paraguaio, a emissora também subestimou "seus adversários" e atacou "a dignidade de países vizinhos".

Veja abaixo o vídeo preconceituoso da SporTV (Globo).

Da Redação, com informações do Portal Imprensa

Matéria atualizada às 16h10 para acréscimo de informações