Piauí atinge média de educação básica acima da do Nordeste

O Ministério da Educação divulgou hoje as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Segundo o levantamento, o Piauí atingiu média 4,0, ficando 0,2 pontos a frente da média do Nordeste. No Brasil, o índice é de 4,6.

O Piauí vem aumentando gradativamente sua nota. Os números mostram que, em 2005, a nota do Estado foi 2,8 e, em 2007, cresceu para 3,5. É maior que o Maranhão, por exemplo, que atingiu 3,9. Porém, é menor que o Ceará, que obteve 4,4.

O que é o Ideb

O Ideb é a nota do ensino básico no país. O indicador é obtido a partir dos dados sobre aprovação escolar, recolhidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos.
 

Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

Fonte: Cidadeverde.com