Inácio Arruda defende a Unilab: "Precisamos abraçar esta causa"

A implantação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – no município de Redenção, no Ceará, é uma luta que vem sendo empreendida pelo senador Inácio Arruda.

UNILAB

Como relator na Comissão de Constituição e Justiça do Senado do Projeto de Lei que cria a universidade, Inácio afastou todas as emendas apresentadas por alguns senadores baianos e paulistas, que tinham como objetivo dividir a universidade, criando também um campus na Bahia. Inácio conseguiu que o Projeto fosse aprovado com a mesma redação que veio da Câmara Federal.

Atualmente, o PLC tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que tem como relator o senador Tasso Jereissati. Ao contrário de Inácio, o senador Tasso acatou todas as emendas que propõem a divisão da universidade. A votação do relatório está na pauta da reunião da Comissão, marcada para as 10h30min desta terça-feira, 06 de julho. Se aprovado, o Projeto de Lei volta para a Câmara para nova apreciação, reiniciando todo o tramite que começou em 2008.

"Precisamos abraçar esta causa", diz Inácio. O Ceará só tem uma universidade federal. A UNILAB será a segunda universidade federal a ser implantada no Ceará, um empreendimento que vai atrair uma série de empresas ligadas a educação, proporcionando progresso para toda região do maciço de Baturité.

A instalação da UNIAB em Redenção é um desejo do presidente Lula que quer vir lançar a pedra fundamental da universidade ainda como presidente da República. Mas além de ser um desejo de Lula é também o anseio do povo de Redenção, o primeiro município brasileiro a acabar com a escravidão, fato de grande simbologia.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda