Inácio Arruda destaca inauguração da Unilab

Em pronunciamento, na última quarta-feira (25/05), o senador Inácio Arruda destacou a inauguração da Universidade Internacional da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) e o crescimento da educação superior e tecnológico no Estado do Ceará. Sediada no município de Redenção, por uma decisão do Presidente Lula, a Unilab vai atender ao Brasil, aos Estados Africanos e a países de Língua Portuguesa.

Aula inaugural unilab

“O município de Redenção foi o primeiro a libertar os escravos no País. Quero registrar esse fato histórico no dia de hoje, Dia da África, que tive a oportunidade de presenciar, ao lado do Ministro Fernando Haddad, do Governador do meu Estado e de um conjunto de Deputados Federais, que foram até aquela cidade para prestigiar esse fato da história do Brasil. Ali, nós estamos buscando dar a nossa contribuição, a contribuição do Brasil para o desenvolvimento tecnológico e científico para os países irmãos. Não se trata de um resgate da tragédia que o Brasil ajudou a patrocinar contra o povo africano, com a escravidão e com aquelas brutalidades cometidas pelos colonizadores, que continuam querendo colonizar inclusive o nosso próprio País. Trata-se de uma parceria científica ao mesmo tempo entre a ciência, a cultura, a questão social, a questão ambiental e a cooperação solidária, numa perspectiva intercultural, interdisciplinar e crítica, construída a partir da internacionalização solidária da educação superior e da política de cooperação Sul-Sul”, ressaltou Inácio.

Inácio também ressaltou a expansão do ensino superior para o interior do estado. A Universidade Federal do Ceará está presente no Cariri, nas cidades de Barbalha, Juazeiro e Crato, também nas cidades de Sobral e Quixadá, no sertão central. Além dessas unidades federais, o Ceará conta com ainda com a Universidade Regional do Cariri – URCA; a Universidade Estadual do Ceará – UECE, e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA.

Ensino tecnológico

Na oportunidade, Inácio também ressaltou o crescimento do número de matrículas no ensino tecnológico no Ceará, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Em 2003, foram registradas 6 mil matrículas. Em 2010, o número chegou a 15 mil. Até o final de 2011, a perspectiva é de que este número aumente para cerca de 21 mil alunos.

O número de unidades também aumentou. No país, de 1909 até 2003, existiam 140 unidades de ensino tecnológico. No governo Lula, de 2003 a 2010, já são 350 unidades. Em 8 anos, o então Presidente Lula fez mais pelo ensino tecnológicos no país do que em 97 anos de história. No Ceará, antes eram apenas três unidades (uma em Fortaleza, outra em Cedro e a outra na cidade de Juazeiro do Norte). Atualmente, o instituto conta com 22 centros em todas as regiões do Estado sendo 12 campi, com mais de 2 mil alunos cada, e 10 campi avançados, unidades menores com cerca de 500 alunos cada.

Os investimentos da educação técnica e tecnológica não estão apenas no âmbito federal. O Governador Cid Gomes também tem buscado e feito uma grande aposta no ensino técnico como forma de qualificação profissional dos cearenses. Com menos de dois anos de funcionamento, o Instituto Federal do Ceará está presente em 32 Municípios, onde atende mais de 14 mil estudantes, por meio da oferta de 64 cursos regulares para formação técnica e tecnológica, além das licenciaturas, bacharelados, especializações e mestrados. Para toda a estrutura funcionar o instituto conta com 844 professores e 756 técnicos administrativos, distribuídos em campi convencionais já em pleno funcionamento nos Municípios de Fortaleza, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Canindé e Acaraú.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda