Município comemora resultados do Projovem

Criado pelo Governo Federal e executado em todo o país através das administrações estaduais e municipais, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) vem apresentando resultados bastante positivos em Aracaju, onde o índice de evasão é um dos menores do Brasil e os níveis de aprendizagem são elevados.

Na capital sergipana, o programa conta com 3 mil alunos matriculados e cerca de 85 professores. As atividades são desenvolvidas em 15 espaços diferentes, sendo 10 escolas municipais, três escolas estaduais e dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com o coordenador pedagógico municipal do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, uma das grandes preocupações da coordenação nacional do programa é fazer com que os alunos matriculados continuem vinculados. "Dos 3 mil que ingressaram, ainda temos 2.175 enturmados, ou seja, com a matrícula validada", comemora o coordenador.

Marcus conta ainda que, a cada ciclo, que tem duração de três meses, são realizadas avaliações externas. Segundo ele, além de informar ao Governo Federal quantos jovens estão frequentando as aulas do Projovem, a avaliação aufere uma pontuação ao aluno.

"Os índices obtidos nessas avaliações em Aracaju têm sido maiores que os padrões estabelecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica [SAEB]", ressalta Marcus. Ele atribui esse resultado ao currículo arrojado do curso e ao trabalho comprometido dos professores do Projovem Urbano, que passam por uma formação continuada e são altamente qualificados, alguns com mestrado e doutorado.

Proposta

O programa tem como objetivo principal o desenvolvimento humano de cidadãos que têm entre 18 e 29 anos e ainda não concluíram o ensino fundamental. A proposta é estimular o exercício da cidadania e elevar o grau de escolaridade do jovem através da conclusão do ensino fundamental e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

O currículo do programa tem como base três eixos principais: a formação básica, a qualificação profissional e a ação comunitária. O curso tem carga horária de 2 mil horas, distribuídas em 18 meses, e oferece, além da conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. É concedido um benefício mensal de R$ 100 aos jovens que cumprem todos os requisitos de frequência e elaboração de trabalhos.

Formação

No Projovem, o aluno é protagonista da sua formação. É nisso que acredita o coordenador do programa, que acrescenta ainda que a experiência de vida dos jovens é aproveitada na elaboração dos planos de aula, que trabalham com base em grandes temas integrados.

"No curso, o aluno tem orientações sobre seus direitos e deveres como cidadão, aprende a agir em sua comunidade e a gerir um projeto próprio de orientação profissional", afirma Marcus. Ao final dos 18 meses, os alunos recebem, além do certificado de conclusão do Ensino Fundamental, um documento que comprova a sua qualificação inicial.

Qualificação profissional

O Projovem oferece aos seus alunos uma qualificação inicial em cinco diferentes áreas para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer. São elas: Construção e Reparos, Vestuário, Serviços Domésticos, Alimentação e Serviços Pessoais.

Para o coordenador do programa, a disponibilização desse tipo de qualificação faz com que o Projovem se torne referência em todo o Brasil. "Sendo iniciado em uma dessas cinco áreas profissionais, o jovem possui chances reais de inserção no mercado de trabalho", enfatiza.

Marcus assinala ainda que o programa não tem a intenção de substituir a escola. "O que se verifica é que há uma tendência de que o Projovem sirva como modelo para a educação básica no Brasil, principalmente por trabalhar com um currículo baseado em grandes áreas do conhecimento", arremata o coordenador.