Sem categoria

CPMI contra MST pode terminar hoje

Convocada com o objetivo de criminalizar os movimentos sociais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra a Reforma Agrária pode terminar nesta quinta-feira (7/7). Às 14h, o relator da Comissão, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), fará a leitura de seu relatório, depois de ter ouvido entidades ligadas à Reforma Agrária e órgãos governamentais.

“Esperamos que os parlamentares demonstrem à sociedade brasileira exatamente o que foi visto e ouvido nas oitivas. Que, ao contrário como tentam apregoar, a Reforma Agrária é necessária e que precisa de mais investimentos por parte do Estado para promover a democratização da terra e a cidadania do meio rural”, disse Marina dos Santos, integrante da coordenação nacional do MST.

A CPMI teve a duração de seis meses. Durante este tempo, a ausência da bancada ruralista foi sentida, principalmente para averiguar os depoimentos de entidades objetos de investigação da comissão e de órgãos do governo. Mesmo ao fim das oitivas, as sessões em que seriam votados novos requerimentos foram canceladas.

De acordo com o prazo regimental, a CPMI tem que finalizar seus trabalhos até o dia 17 de julho. Depois, os parlamentares devem entrar em recesso.

Fonte: MST