Prouni: Universitária representa Ceará em encontro nacional

Nascida em Juazeiro do Norte, Cícera Carizia Gonçalo dos Santos Galdino foi uma das cinco universitárias da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) convidadas a participar do seminário nacional "Perspectivas profissionais na área da saúde". Carizia é uma das primeiras alunas do Estado do Ceará aprovadas no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Encontro Prouni

Realizado em Brasília nos dias 30/06 e 01/07, o evento reuniu estudantes da primeira turma de Medicina do Prouni, onde foram debatidas as perspectivas da profissão com enfoque aos novos cursos de Medicina da Família e Comunidade.

Além de Carizia, mais quatro estudantes da FMJ foram ao encontro. Durante os dois dias de debates, o ponto alto foi a palestra do Presidente Lula. Também estiveram presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz, dos Ministérios da Saúde e da Educação.

A acadêmica de Medicina exalta o Prouni. “Sempre que falo sobre esta chance, fico emocionada. Já tinha sido aprovada em outros cursos, mas Medicina era meu sonho. Além disso, pude permanecer na casa de meus pais que não teriam condições de bancar meu curso. Agradeço muito ao Presidente Lula por ter dado a mim e a milhares de estudantes esta oportunidade”, afirma Carizia.

Carizia atualmente tem 25 anos e termina a faculdade no meio do ano que vem. Ela ainda não decidiu a especialidade que irá seguir. “Devo continuar na Medicina da Família e Comunidade. O seminário me deu um grande incentivo pois já estava interessada nesta área. Além disso, conheço bem a realidade daqui e a minha intenção é permanecer em Juazeiro do Norte e ajudar minha comunidade”, avalia.

O encontro com o Presidente Lula foi outra emoção. Segundo a futura médica, Lula foi muito simpático. Perguntou de onde ela era e fez até uma brincadeira. “Quer dizer que você é a representante do Padre Cícero no encontro? Deve ser Cícera também”, supôs. Durante o breve momento em que esteve com Lula, Carizia disse que era filiada ao PCdoB no Ceará. “Foi quando ele pediu que eu repassasse a todos os comunistas daqui um forte abraço”, transmite.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; 

– Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

De Fortaleza,
Carolina Campos