Sem categoria

Senado aprova instalação da Unilab no Ceará

Em votação simbólica, o Senado aprovou, nesta quarta-feira (7) a instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção, no Ceará. Para garantir a aprovação do projeto, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) articulou acordo com as lideranças partidárias para evitar a tramitação da matéria na última comissão – de Educação e Cultura -, cuja reunião aconteceria somente após o recesso parlamentar. O projeto segue agora para sanção presidencial.

O projeto que cria a Unilab já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Relações Exteriores.

A implantação da universidade no município de Redenção é uma luta que vem sendo empreendida pelo senador Inácio Arruda. Como relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, ele recusou todas as emendas apresentadas por alguns senadores baianos e paulistas que tinham como objetivo tirar a universidade do Ceará ou, no mínimo, dividi-la em dois campus. E conseguiu que o Projeto fosse aprovado com a mesma redação que veio da Câmara Federal.

Inácio afirmou que a Unilab será a segunda universidade federal a ser implantada no Ceará, um empreendimento que vai atrair uma série de empresas ligadas a educação, proporcionando progresso para toda região do maciço de Baturité.

Tentativa de divisão

Na Comissão de Relações Exteriores, o projeto sofreu alteração proposta pelo relator, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acatou as emendas que propunham a divisão da universidade. Após muita pressão da comunidade acadêmica e de vários parlamentares cearenses, o senador tucano voltou atrás da sua decisão, rejeitando as emendas no seu relatório final.

Se o senador Tasso tivesse acatado as emendas como pretendia anteriormente, o Projeto de Lei teria que voltar para a Câmara para nova apreciação, reiniciando todo o tramite que começou em 2008.

A instalação da Unilab em Redenção é um desejo do presidente Lula que quer lançar a pedra fundamental da universidade ainda como presidente da República. Mas além de ser um desejo de Lula, é também o anseio do povo de Redenção, o primeiro município brasileiro a acabar com a escravidão, fato de grande simbologia.

Um dos objetivos da Unilab é promover intercâmbio cultural de estudantes com o Continente Africano e incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia. A Unilab será voltada aos países da África, mas inclui também Timor-Leste e Macau. Seu projeto político-pedagógico visa a integração internacional.

Os cursos da Unilab serão ministrados preferencialmente em áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com ênfase em temas que envolvam formação de professores, desenvolvimento agrário, processos de gestão e saúde pública, entre outros.

Segundo o professor Paulo Speller, presidente da Comissão de Implantação da Unilab, no primeiro ano (2010), a Universidade terá 350 alunos, oriundos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste.