UFMG recebe evento sobre mineração sustentável

Entre os dias 12 e 15 de julho, a UFMG é sede do encontro anual da Geo-Network of Latinamerican-German Alumni (Goal), uma rede de pesquisadores latino-americanos que desenvolvem estudos relacionados ao meio ambiente e fizeram parte ou toda a sua formação profissional na Alemanha. Este ano, o tema do encontro, que acontece no Instituto de Geociências (IGC), é Mineração sustentável e meio ambiente.

O evento tem início com dois minicursos voltados para estudantes de graduação e pós-graduação. No primeiro, o professor Jorg Matschullat, da Universidade Freiberg (Alemanha), aborda o tema Mapeamento geoquímico para um desenvolvimento sustentável, e, no segundo, o professor Guillermo Alvarado, da Universidade de Costa Rica, fala sobre Perigos vulcânicos e sísmicos. Os minicursos acontecem nos dias 12 e 13, respectivamente.

Nos dias 14 e 15, será realizada uma série de conferências com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de representantes de empresas e órgãos governamentais. Da UFMG, participam o reitor Clélio Campolina, a diretora do IGC Tânia Dussin, e os professores Friedrich Ewald Renger (IGC) e Vanya Pasa (Icex). A programação completa para as conferências pode ser lida aqui.

O evento tem apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Para se inscrever, os interessados devem entrar com contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3409-6375.