Procon Fortaleza é referência nacional na defesa do consumidor

O órgão está entre as entidades procuradas pela mídia nacional quando o assunto é direito do consumidor

Até pouco tempo, quando os veículos de comunicação precisavam ouvir fontes sobre os direitos do consumidor, era comum a grande mídia procurar apenas os órgãos do sul e sudeste brasileiros. Devido às ações que facilitam a vida do consumidor fortalezense o Procon Fortaleza tem se destacado dentre os demais órgãos. Isso só é possível graças ao compromisso da gestão que prioriza a qualidade do atendimento e se utiliza das inovações tecnológicas para beneficiar cada vez mais o consumidor.

Para o titular da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, é uma satisfação poder orientar os consumidores acerca de seus direitos através da mídia. “É com muita satisfação que vemos os grandes meios de comunicação do país reconhecerem no Procon Fortaleza um órgão de referência na defesa do consumidor, e em razão disso sempre nos consultam acerca dos temas mais em evidência nesse assunto, significa que o nosso trabalho está sendo nacionalmente reconhecido”.

Os avanços já podem ser notados pelos usuários dos serviços da Secretaria. No dia 15 de março deste ano, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Procon Fortaleza saiu na frente e lançou uma nova modalidade de audiência: a Audiência Virtual. Todo o processo, desde a abertura da reclamação até o momento da conciliação podem ser feitos através da rede mundial de computadores. O objetivo é dar mais comodidade tanto ao consumidor, que não precisará se deslocar de seu trabalho ou de sua casa até a sede do Procon Fortaleza, quanto para o reclamado, que não vai precisar designar funcionários para a conciliação. O consumidor pode escolher entre a audiência convencional ou a virtual.

A realização constante de pesquisas de produtos e serviços, sem dúvida, tem facilitado a vida de cada cidadão da nossa Cidade. Todas são disponibilizadas no sítio eletrônico do órgão e divulgadas na grande mídia para que a informação possa chegar aos consumidores.

Em 2009, o Procon Fortaleza lançou edital para a composição do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. Entidades da sociedade civil, poder público e prestadores de serviços, que desenvolvem um trabalho ligado a essa temática, participaram da seleção. De acordo com o previsto, as entidades se reúnem na sede do Procon Fortaleza, para discutirem assuntos ligados à defesa do consumidor.

É por esses e outros motivos, que o Procon Fortaleza é referência nacional quando se fala em qualidade e compromisso no atendimento àqueles que mais necessitem da garantia de seus direitos numa relação de consumo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Procon Fortaleza