Sem categoria

Coreia do Norte classifica exercício militar como ameaça

O governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) classificou nesta quinta-feira (22) de ameaça à sua segurança nacional os exercícios militares que os EUA realizarão com as forças armadas da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte denunciou nesta quinta-feira os exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul como um grave perigo para a região e qualificou como atos hostis a imposição de novas sanções pelos EUA contra o país.

  • Leia também:
Ações agressivas dos EUA na Ásia
 

Os comentários de um diplomata norte-coreano em Hanói, durante o maior fórum de segurança da Ásia, acontecem em seguida ao anúncio dos EUA de ampliação das sanções contra a Coreia do Norte e dois dias depois de Seul e Washington anunciarem exercícios militares conjuntos na região.

Os Estados Unidos aumentaram as tensões na Península Coreana depois que o país e o governo sul-coreano acusaram a RPDC de ter afundado uma fragata de última geração da marinha sul-coreana.

O exercício militar conjunto de grande escala, marcado para começar em 25 de julho, dá sequência às atitudes de pressão e hostilidade cometidas contra a RPDC em 2010.

“Essa medida não é somente uma grave ameaça à paz e à estabilidade na Península Coreana, mas também à região”, disse Ri Tong-il, membro da delegação da RPDC no fórum de segurança, a jornalistas.

A China também criticou as ações dos Estados Unidos, afirmando que os exercícios militares tornam ainda mais instável a paz na região.

Da redação, com agências