Sem categoria

Índia e Estados Unidos acertam pacto entre agências de espionagem

Um pacto entre os governos da Índia e dos Estados Unidos para, nas palavras deles, "conter o terrorismo" foi assinado nesta sexta-feira (23) em Nova Delhi, entre o secretário de Segurança da Índia G.K. Pillai e o embaixador americano no país Timothy J Roemer, que descreveu a iniciativa como "um dia histórico para os EUA e a Índia".

"Nos próximos dias e meses estaremos compartilhando cada vez mais informações, colaborações e esforços em questões que vão desde explosões de bombas a eventos maiores de segurança, como o policiamento de grandes cidades e da fronteira", exultou o enviado americano.

"O presidente Barack Obama e o premiê Manmohan Singh sabem que o terrorismo internacional é uma a ameaça comum a todas as pessoas. Hoje, com a assinatura dessa iniciativa, tomamos alguns passos adiante contra o terrorismo", disse Roemer.

O embaixador afirmou também que o pacto fará com que os serviços de segurança e inteligência dos dois países sejam compartilhados, em áreas como a segurança marítima, grandes eventos e na "luta conjunta em bases globais contra um inimigo comum, o terrorismo".

Para o representante da Índia, o atentado de Mumbai no final de 2008, que causou a morte de 166 pessoas, foi fomentado pelo Paquistão pelas agências oficiais e realizado pelo grupo paquistanês Lashkar-e-Taiba.

Na quinta-feira, o chefe do Estado-Maior conjunto dos Estados Unidos e o emissário americano para o Afeganistão e Paquistão, Richard Hoolbroke, afirmaram que Nova Delhi  pode ser alvo de novos ataques, que poderiam provocar um conflito entre Índia e Paquistão, duas potências nucleares adversárias.

Fonte: Xinhua